Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

SIRESP com 451 antenas contra fogo

Rede de emergência reforçada em 189 concelhos.
João Carlos Rodrigues 1 de Fevereiro de 2018 às 08:31
Rede de comunicações de emergência vai ser reforçada com mais antenas
SIRESP
Rede de comunicações de emergência vai ser reforçada com mais antenas
SIRESP
Rede de comunicações de emergência vai ser reforçada com mais antenas
SIRESP
Até maio, a rede SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal) vai ser reforçada com 451 antenas satélite nas áreas com elevado risco de incêndio, garantiu ontem o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Estas são antenas que servirão de "reforço de mecanismos de redundância", nomeadamente para o combate aos incêndios, e que serão colocadas em zonas consideradas prioritárias e definidas pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), afirmou o ministro Eduardo Cabrita numa audição regimental na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais.

Este reforço de capacidade irá beneficiar 1049 freguesias de 189 concelhos, na sua maioria no Norte e Centro do País, mas também no Algarve.
O SIRESP, afirmou o ministro, já está a fazer consultas ao mercado para que estas antenas sejam colocadas até maio.

Para este ano, o Governo prevê a contratação de 50 meios aéreos (aviões e helicópteros), que deverão começar a operar já em fevereiro. O executivo prevê ainda a utilização de meios químicos – gel retardante – para combater as chamas.

Aldeia recupera do fogo
A aldeia de Ferraria de São João, em Penela, atingida pelo incêndio de Pedrógão Grande, termina o projeto de reflorestação em março, no Dia da Árvore, com a plantação de 100 medronheiros pelos alunos das escolas do concelho.

GNR fiscaliza terrenos
A GNR anunciou ontem que vai iniciar, na próxima segunda-feira, em Almeirim, a georreferenciação dos terrenos que estejam a infringir a obrigatoriedade de manutenção de faixas de gestão de combustíveis no distrito de Santarém.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)