Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Sistema de vigilância para ver a costa

A experiência espanhola de vigilância electrónica da orla marítima sul daquele país serve de base à proposta que a Telcabo, através da sua participada Advanced Resources, vai apresentar ao Governo português, no âmbito do Sistema Integrado de Vigilância Costeira. Ontem, no certame Segurex, na FIL, Lisboa, a Telcabo e a sua parceira espanhola, Amber, apresentaram publicamente o sistema.
17 de Março de 2007 às 00:00
“O que oferecemos não é um sistema de vigilância, instalado num veículo, mas instalado num contentor que pode ser acoplado a um veículo ou instalado num local fixo”, salientou Manuel Diaz, coordenador da Manutenção de Controlo de Fronteiras.
O sistema, extremamente flexível e que funciona com software próprio, está dotado de sensores de detecção, que inclui radar, câmara de vídeo e infravermelhos, bem como processamento digital de imagem. Sistemas de dados e comunicação que permitem a sua operação no local ou através de um centro de comando e controlo, e autonomia para uma semana são outros dos aspectos da oferta.
“Uma das vantagens é a da substituição de peças, independentemente do seu fabricante”, acrescentou Diaz.
Em Espanha, o sistema opera há seis anos e os resultados são da ordem dos 95 por cento de eficácia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)