Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Skins vão às eleições

A lista X concorrente às eleições para a Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que decorrem hoje e amanhã, é alegadamente patrocinada pelo Partido Nacional Renovador (PNR). Este grupo é constituído por nacionalistas que perfilham os ideais neonazis, como a supremacia da raça ariana (branca).
26 de Março de 2007 às 00:00
A denúncia circula na internet e segue-se a uma exibição de força no dia 15 de Março durante a qual “cerca de 40 skinheads estiveram na Faculdade e tentaram impedir os estudantes de pintar um mural antifascista”, alusivo ao 25 de Abril.
Noutro site, denunciado no mesmo comunicado, os nacionalistas, que usam a bandeira do PNR, congratulam-se com o “acontecimento único” e nunca visto “há mais de trinta anos”, numa referência ao sucedido a 15 de Março: “Tiveram [sic] presentes 60 nacionalistas para dar ânimo aos universitários parasitas e deprimidos.”
Indicando como membro da lista X um nacionalista cujo lema é “garantir a existência e futuro das crianças brancas”, o autor do alerta lamenta que a outra lista, U, seja afecta à JCP, em cujo voto ainda assim apela “para vencer os neonazis”.
Emanuel Guerra, da direcção cessante, disse ao CM que a lista U é “afecta à JCP” e confirmou “rumores de elementos ligados ao PNR na lista X, que se apresenta como não partidária e apolítica.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)