Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

“Só lhe pedi que não me matasse”

Em três dias, aconteceram três roubos violentos na cidade de Loulé. O último foi na pizaria Sol, na avenida Parque das Cidades, na sexta-feira. Dois dias antes, dois homens encapuzados e armados assaltaram a loja Equiloulé, a 100 metros do edifício da câmara. No dia seguinte, a vítima foi o funcionário de uma bomba de combustíveis.
30 de Janeiro de 2012 às 01:00
Deolinda Maria, proprietária da pizaria Sol, entregou “tudo o que tinha” ao encapuzado que assaltou o estabelecimento com recurso a uma pistola
Deolinda Maria, proprietária da pizaria Sol, entregou “tudo o que tinha” ao encapuzado que assaltou o estabelecimento com recurso a uma pistola FOTO: Nuno Jesus

Mas, o caso mais grave aconteceu com Deolinda Maria, de 59 anos, proprietária da pizaria Sol. Os assaltantes atacaram o restaurante pelas 18h00. "Estava sozinha no estabelecimento, à espera do meu marido e do empregado para preparar os jantares, quando fui surpreendida por um homem, encapuzado, empunhando uma pistola", explicou ao CM a comerciante, ainda combalida pelo terror que viveu. " Quando me disse: ‘rápido, rápido, dá-me dinheiro’ a minha reacção foi levantar as mãos e só lhe pedi para que não me matasse", conta Deolinda Maria.

Com o assaltante a insistir na entrega de valores, a comerciante abriu a caixa registadora, que estava vazia. "Ficou ainda mais violento. Temendo que me fizesse mal, fui a uma gaveta onde tinha escondido um envelope com 2500 euros, para pagamentos e fundo de maneio, e entreguei-lhe", refere a proprietária da pizaria, que só então se viu livre do pesadelo.

O assaltante fugiu rapidamente. "Ainda o ouvi dizer para alguém que estaria perto da porta das traseiras, por onde entraram, para sair rapidamente", recorda Deolinda, que ficou "sem qualquer tipo de reacção" nos minutos seguintes ao roubo.

Estabelecida há 14 anos na estrada que liga Loulé a Faro, a comerciante viveu o primeiro assalto. "Foi uma experiência traumática. Já não consigo estar sozinha e vou ter de recorrer a um psiquiatra", garante.

LOULÉ ASSALTO PIZZARIA ARMAS EQUILOULÉ
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)