page view

Só parou contra a PSP

É um jovem de apenas 16 anos mas com gosto pelas velocidades. Anteontem pediu um carro emprestado ao amigo para acelerar na Via do Oriente, em direcção ao Parque das Nações, em Lisboa. Quando se preparava para fazer um peão, teve um acidente e foi embater num carro-patrulha da PSP. Como se não bastasse o facto de não ter carta de condução, o jovem ainda acusou uma taxa de alcoolemia de 1,08 g/l.

04 de janeiro de 2006 às 00:00

Noite de segunda-feira. Alguns carros começaram a concentrar-se na conhecida ‘recta dos picanços’ – junto ao Parque Tejo. ‘João’ (nome fictício) sabe conduzir, mas não tem carta de condução. Nem pode, já que tem apenas 16 anos. Apesar de ter bebido, não hesitou em pedir o carro emprestado a um amigo. Este também não recusou o pedido.

‘João’ enfiou-se num Opel Astra vermelho, pelas 23h50, e acelerou em direcção ao Parque das Nações. Preparava-se, segundo fonte do Comando da PSP de Lisboa, para fazer um peão numa rotunda.

O que não esperou foi que, naquele momento, um carro de uma patrulha da PSP do Parque das Nações estivesse a contornar a mesma rotunda. João não teve tempo de travar e colidiu na traseira da viatura policial. Ainda tentou escapar, mas a patrulha conseguiu interceptá-lo. “O condutor efectuou uma condução perigosa. Feito o teste de álcool, acusou uma taxa de alcoolemia de 1,08 g/l”, acrescentou a fonte.

Para agravar, o carro em que seguia não tinha seguro. Segundo a legislação em vigor, o proprietário do carro será responsabilizado pelo acidente. Será ainda multado por não possuir seguro automóvel.

Como já tem 16 anos, ‘João’ é criminalmente responsável pelos seus actos. Foi detido pela PSP e apresentado ontem no Tribunal de Loures para primeiro interrogatório. Ao início da noite era ainda desconhecida a medida aplicada. Incorre nos crimes de condução sem habilitação legal, sob efeito do álcool e de condução perigosa.

TENTOU ATROPELAR MILITARES

Um condutor de 41 anos, interveniente num acidente de trânsito, pôs-se em fuga à patrulha da GNR de Santa Maria de Lamas, na noite de anteontem, depois de ter abalroado a viatura policial. Na manobra, o indivíduo quase atropelou os dois militares, que no último segundo conseguiram esquivar-se ao carro. O condutor seria mais tarde interceptado e detido, apresentando uma taxa crime de álcool no sangue. Presente ontem a Tribunal, o caso baixou a inquérito.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8