Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Sobrinha de Sócrates sem herança

Antigo primeiro-ministro diz que a mãe tem fortuna, mas a neta mais nova acusa-a de ficar com dinheiro seu.
27 de Outubro de 2013 às 01:00
Advogado e Sócrates não respondem
Advogado e Sócrates não respondem FOTO: guillaume horca/epa

A sobrinha mais nova do antigo primeiro-ministro José Sócrates, filha do seu irmão António Pinto de Sousa, que faleceu a 2 de agosto de 2011, está há um ano e meio à espera de receber cerca de 30 mil euros, de um total de 70 mil, que terão sido levantados indevidamente pela avó, Maria Adelaide Carvalho Monteiro, de duas contas cuja titularidade partilhava com o filho que faleceu.

Em investigação ainda está a queixa-crime apresentada pela mãe da menina de nove anos, no início de 2012, contra Maria Adelaide, por três crimes de furto qualificado.

António Pinto de Sousa deixou órfãs duas meninas, que na altura tinham sete e 16 anos, fruto de dois relacionamentos. Segundo a queixa, pelo seu falecimento ambas deveriam herdar bens e dinheiro do pai, mas, das duas contas das quais a avó também era cotitular, não viram um cêntimo.

De acordo com o mesmo documento, a mãe do falecido teria também uma chave da casa do filho e, sem conhecimento das netas, terá entrado na habitação e levado consigo o passaporte, a carteira, relógios, botões de punho em prata e ouro do falecido.

Ao que o Correio da Manhã apurou, junto de fonte ligada à família da neta de Maria Adelaide Carvalho Monteiro, desde o falecimento de António Pinto de Sousa que não há contacto da família do pai com a menina.

Com a outra neta, que atualmente tem 18 anos, a ligação familiar será mais próxima. A mesma fonte revelou ao Correio da Manhã a sua indignação pelo facto de a mãe de Sócrates não ter a iniciativa de dar os 30 mil euros à neta, principalmente quando o filho se gaba de a mãe ser rica. Na entrevista que deu ao ‘Expresso', José Sócrates disse: "Quando o meu avô morreu, a minha mãe herdou uma fortuna, muitos prédios, andares, que ainda hoje ela não sabe o que fazer com eles."

JOSÉ SÓCRATES HERANÇA ANTÓNIO PINTO DE SOUSA MORTE MARIA ADELAIDE CARVALHO MONTEIRO
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)