Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Socialistas denunciam despejo de esgotos no Douro

A vereação socialista requereu esta terça-feira ao presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio (PSD), um relatório exaustivo sobre o despejo de esgotos urbanos não tratados no Rio Douro.
24 de Maio de 2005 às 16:18
O despejo de esgotos não tratados foi confirmado pelo vereador responsável pelo saneamento, Orlando Gaspar (PS), que apontou como causa o não funcionamento da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Sobreira, uma das duas existentes no Porto.
O vereador socialista declarou ainda que a situação da ETAR da Sobreira indica "graves lacunas no funcionamento" dos Serviços Municipalizados de Áfuas e Saneamento (SMAS). O presidente dos SMAS e também vereador da CMP, Rui Sá (PCP), confirmou que a ETAR da Sobreira não está a tratar esgotos desde Março, mas negou qualquer responsabilidade dos SMAS.
Segundo Rui Sá, a ETAR da Sobreira ainda está sob gestão do consórcio construtor. Deveria ter sido entregue aos SMAS em Abril, mas não o foi por que os serviços municipalizados detectaram alguns problemas na estrutura, para os quais exigiram rectificação. É isso que os construtores estão a fazer, antes de entregarem de facto a gestão da referida ETAR aos SMAS. O vereador disse que a situação deverá estar regularizada "a curto prazo".
Orlando Gaspar, o denunciante, foi o anterior presidente dos SMAS. Rui Sá é o actual. Para que as denúncias não fiquem sem efeito, os socialistas 'passaram a batata quente' para as mãos de Rui Rio, exigindo um relatório sobre a matéria. Pelo meio, Rui Sá não desmentiu que não estejam a ser despejados esgotos no Douro.
Na reunião desta terça-feira do Executivo da CMP foi também aprovada uma cedência de terrenos na Campanhã, para a construção de um novo quartel para os Bombeiros Voluntários do Porto, e a proibição de permanência de animais perigosos (cães Rotweiller, Pit Bull Terrier, Cão de Fila Brasileiro e Dogue Argentino) em habitações municipais.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)