Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

João, o jovem de 18 anos vítima de bullying que preparava um ataque terrorista na Universidade de Lisboa

Natural da região centro do país, estudante da faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa preparava atentado contra colegas.
Correio da Manhã 10 de Fevereiro de 2022 às 20:02
A carregar o vídeo ...
"Poderia matar muita gente": Tânia Laranjo analisa detenção de jovem suspeito de planear ataque a Universidade de Lisboa
João, de 18 anos, é estudante de engenharia e vive sozinho nos Olivais, em Lisboa. Foi esta quinta-feira detido pela Polícia Judiciária por ser suspeito de planear um atentado terrorista na Universidade de Lisboa.

Natural da Batalha, distrito de Leiria, João diz-se vítima de bullying por parte dos colegas universitários. Terá sido essa, aliás, a razão da radicalização do estudante cujos movimentos em perfis violentos nas redes sociais e na 'dark web' terão sido identificados nos EUA pelo FBI que alertou a Unidade Nacional de Contraterrorismo da Polícia Judiciária.

O suspeito era consumidor de cultura pop japonesa e de vídeos de tiroteios nos Estados Unidos da América. Nas suas redes sociais, o jovem partilhava animes japoneses.

Durante a preparação do ataque, que já duraria há vários meses, o aluno da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa foi juntando armas que pretendia usar na ação contra os colegas: facas, arcos e flechas e até uma botija de gás terão sido apreendidas na posse do rapaz que passaria os dias a ver imagens de atentados violentos, nomeadamente em escolas dos EUA.

Em atualização
Ver comentários
}