Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

SOMOS GOVERNADOS POR PORCOS

Uma descarga poluente, ao que tudo indica proveniente de uma suinicultura, foi detectada ontem de manhã na ribeira dos Milagres, afluente do rio Lis, causando a revolta dos moradores, que estão cansados de esperar por uma solução.
27 de Outubro de 2003 às 00:00
“Agora sim estamos convencidos que somos governados por porcos”, disse José Carlos Faria, que mora junto à ribeira dos Milagres e foi um dos primeiros a dar conta da situação.
Revoltado com mais uma descarga à porta de casa, José Carlos Faria acusou “toda a gente, da Junta de Freguesia ao Governo, por não porem mão nisto”, perguntando se “é isto” que Portugal “quer mostrar aos estrangeiros que vierem ver os jogos do Euro 2004?”.
A falta de fiscalização mereceu fortes críticas dos moradores nos Milagres, que afirmam que “as descargas acontecem sempre às sextas-feiras à noite, aos sábados e aos domingos de manhã, aumentando de intensidade quando chove, como aconteceu neste fim-de-semana”.
A água que corria na ribeira dos Milagres apresentava ontem de manhã, junto à ponte da Catraia, uma cor escura e ao bater nas pedras fazia uma espuma branca, exalando um cheiro nauseabundo.
“É bernique, não há dúvida”, dizia um dos moradores, contando que “é assim que os suinicultores se referem à m... dos porcos”.
Uma brigada do Serviço Especial de Protecção da Natureza e Ambiente da GNR esteve no local e subiu a ribeira na tentativa de localizar a origem da descarga, mas só hoje serão divulgadas as conclusões a que chegaram os militares.
Os moradores consideram “difícil” a identificação do autor da descarga, por haver “dezenas de suiniculturas a despejar os efluentes para o rio”.
“Existem esgotos a desaguar em valas, com ligações a ribeiras, em sítios onde nem Deus passou”, disse Manuel Sousa, que integrava um grupo de ciclistas que fazia um passeio na zona em btt. A origem do esgoto é “fácil” de detectar, pelo aspecto e mau cheiro característicos. “Não engana ninguém”, afirma.
Outro morador, António Fonseca Santos, aproveitou para recordar os banhos e as pescarias que em miúdo fazia naquela ribeira. “Vínhamos para aqui, depois da escola, tomar banho e pescar enguias e barbos. Há uns 30 anos apareceu uma suinicultura na Colónia Agrícola dos Milagres, começaram a aparecer peixes mortos e nunca mais se pôde tomar banho na ribeira. Até hoje”.
OPORTUNIDADE FINAL EM MARCHA
As descargas poluentes na bacia hidrográfica do rio Lis acontecem a um ritmo quase diário há mais de 20 anos e a solução para acabar com o problema passa pela implementação de um sistema de tratamento dos efluentes e pela criação de uma empresa para o gerir, numa parceria com os agentes poluidores e a administração central.
Na última deslocação a Leiria, o secretário de Estado do Ambiente, José Eduardo Martins, congratulou-se com a elevada adesão – 90 por cento – dos suinicultores ao projecto e anunciou que o modelo de financiamento a adoptar em Leiria poderá ser aplicado a outras zonas do País.
“Desta vez é a sério. É uma oportunidade final para os suinicultores da região terem custos razoáveis, mas sempre com a aplicação do princípio do poluidor-pagador”, disse José Eduardo Martins à Lusa, adiantando que até ao final de Novembro será criada a empresa que irá gerir o sistema e em Dezembro será lançado o concurso internacional de concepção e construção do sistema. Com a solução no ‘papel’, resta esperar que a obra se concretize e a água volte a correr transparente.
ÚLTIMOS CASOS
A ÚLTIMA
A última descarga poluente detectada pela população dos Milagres ocorreu há nove dias e a ribeira apresentava o mesmo aspecto que ontem: cor escura e cheiro intenso. Na véspera, o secretário de Estado do Ambiente anunciara, em Leiria, que 90 por cento das explorações aceitaram integrar o sistema de tratamento dos efluentes.
A MAIOR
A maior descarga na ribeira dos Milagres e com mais visibilidade na opinião pública ocorreu no início do Verão e motivou o encerramento para banhos da Praia da Vieira, Marinha Grande, onde desagua o rio Lis. Nessa altura foi retomado o sistema de despoluição da bacia.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)