Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

SONHOS DOS CARROCEIROS

“O tema deste ano tem a ver com os carroceiros que, no princípio do século passado, viviam no bairro e este ano vão transportar o nosso sonho de vitória”, confidenciou ao Correio da Manhã, Antero Gabão, da comissão da marcha de Alcântara.
25 de Maio de 2003 às 00:00
Enquanto decorria mais um ensaio, no polidesportivo da Avenida de Ceuta, aquele responsável realçou o trabalho que está a ser desenvolvido pela ensaiadora Diana Cheney e falou do tema e dos objectivos a alcançar. “Fizemos um levantamento exaustivo e ficámos magnetizados com o que descobrimos. Agora, com um belo figurino e muita criatividade vamos tentar repetir a vitória do ano passado em cenografia e melhorar o mais possível o 10.º lugar que, de uma forma injusta, nos atribuíram”, explicou.
Tal como aconteceu em 2002, a construção cenográfica da marcha de Alcântara está a cargo de uma escola dirigida pelo mestre João Calvário.
Mais complicado, pelo menos à partida, foi juntar os 48 marchantes efectivos.
Terminado o ensaio, Diana Cheney, de 29 anos, licenciada em dança pela Faculdade de Motricidade Humana, e que no ano passado já deu “uma mãozinha”, falou de dificuldades e objectivos. “Estamos agora a trabalhar o alinhamento e a postura e quando chegar a altura estaremos prontos”.
Trajados de amarelo, os 24 pares da marcha exibem-se no Pavilhão do Restelo, dia 5 de Junho.
'DÁ-ME MUITO GOZOO FAZER ESTE TRABALHO'
Em 1991 fez a primeira letra para uma marcha da Mouraria e nunca mais parou. “Dá-me muito gozo fazer este tipo de trabalho porque os temas são sempre distintos e a pesquisa que é necessário fazer é muito enriquecedora, em termos pessoais. Durante 11 anos consecutivos fiz as marchas da Mouraria. Depois colaborei, e colaboro, com outros bairros, para além de, este ano, ter feito duas das marchas de Alcântara. Espero ganhar mais títulos para juntar à vitória alcançada em 2001 nas Marchas de Almada. Ester Correia, estudiosa de antropologia, considera que a cidade de Lisboa propicia a quem escreve, “dar largas ao seu espírito criativo”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)