Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

SOS PROTEGE NATUREZA

SOS Ambiente 24, é a linha de telefone azul (custo de uma chamada local) que visa a denúncia por parte dos cidadãos de agressões e crimes ambientais. Com o objectivo de garantir uma resposta mais eficaz das autoridades a “linha amiga do ambiente” arrancou ontem oficialmente.
5 de Julho de 2002 às 21:52
A cerimónia que marcou esta abertura foi presidida pelo ministro do Ambiente, Isaltino Morais, e pelo ministro da Administração Interna, Figueiredo Lopes. Na altura, o responsável da pasta do Ambiente destacou que nestes últimos dias (em que o número já esteve activo) centenas de pessoas efectuaram chamadas de denúncias.

Referindo várias dessas denuncias, Isaltino Morais relatou por exemplo, uma chamada proveniente de Lisboa, em que um senhor telefonou a queixar-se de viver num primeiro andar de um edifício, cujo sótão serve de armazém para produtos tóxicos o que leva a que os residentes tenham dificuldades de respiração e os olhos muitas vezes a arder. De Barcelos-Norte foi apontada uma outra denúncia em que um cidadão referiu que a água de um ribeiro tinha cor de vinho.

A funcionar diariamente, 24 horas, as chamadas recebidas, entre as 9h00 e as 18h00, serão recepcionadas por um técnico da Inspecção-Geral do Ambiente. Entre as 18h00 e as 9h00, bem como aos fins-de-semamna de feriados, as chamadas serão reencaminhadas para os Serviços Centrais do SEPNA/GNR (serviço de protecção da Natureza e ambiente).
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)