Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

STRESS PÓS-TRAUMÁTICO DEBATIDO EM LEIRIA

Tem início esta quarta-feira em Leiria, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, o "I Congresso Internacional sobre Stress Pós-Traumático - Modelos, Abordagens e Práticas", que decorre até sexta-feira.
10 de Novembro de 2004 às 06:43
O congressos resulta de um protocolo assinado entre a ADFA e a UNIIPSI/ISLA, conta com o apoio do Ministério da Defesa Nacional e pretende promover a discussão e a partilha de experiências entre participantes, prelectores e conferencistas nacionais e estrangeiros. O objectivo último será compreender melhor esta forma de distúrbio psicológico e analisar diferentes domínios de intervenção terapêutica na actualidade.
O stress pós-traumático em Portugal está muito associado aos veteranos da Guerra no Ultramar, mas os exemplos de pressão psicológica por guerra continuada e de trauma em consequência de actos terroristas são vários em todo o Mundo. A doença incapacita e não deve ser ignorada.
No congresso em Leiria, nomeadamente no último dia, os presentes vão ter oportunidade para tomar conhecimento de casos específicos. A actual experiência de Israel será apresentada, na comunicação “The israeli experience follwing terror attacks”, também por Ilan Kutz, já referido na sessão do dia 10, o qual, como um dos principais responsáveis pelo sistema de apoio em caso de ataque bombista, fará uma apresentação onde explica quais são os impactos que a vivência destas situações pode provocar em adultos e crianças.
Mais uma vez uma experiência, pela sua intensidade e actualidade, possibilita a existência de um conjunto de dados que ajudam a compreender o sofrimento da exposição e ansiedade a violência extrema.
Em “Características del estrés postraumático en niños y adolescentes. Nuestra experiência com las víctimas del atentado del 11 de Marzo en Madrid”, Paloma Ortiz Solo (Centro de Saúde Mental de Móstoles, Espanha), psiquiatra, tendo trabalhado intensamente com crianças e adolescentes após o atentado de 11 de Março, relata a sua experiência técnica e humana, assim como a proximidade que este acontecimento teve com Portugal, fazendo desta sua comunicação um dos momentos mais importantes do Congresso.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)