Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Subconcessão da Metro do Porto e da STCP significa poupança de 153MEuro

Pires de Lima diz que o contrato garante a aquisição de quase 300 novos autocarros para a renovação da frota da STCP.
4 de Fevereiro de 2015 às 12:04
O ministro da Economia Pires de Lima
O ministro da Economia Pires de Lima FOTO: Tiago Petinga/Lusa

O ministro da Economia afirmou esta quarta-feira no parlamento que a subconcessão da STCP e da Metro do Porto vai permitir uma poupança de 153 milhões de euros aos contribuintes durante os dez anos de vigência do contrato.

Na comissão de Economia e Obras Públicas, Pires de Lima adiantou que a subconcessão da Metro do Porto vai representar uma poupança de 95 milhões de euros durante a vigência do contrato, a que se somam mais 58 milhões de euros na STCP - Sociedade de Transportes Coletivos do Porto. Acusado pelo deputado socialista João Paulo Correia de desenhar "fatos à medida para privatizar as empresas públicas de transporte e concessionar serviços de transporte", o governante disse não compreender "a obsessão ideológica do PS".

"Acho 'sui generis' a crítica que nos faz de estarmos a destruir os transportes, quando foi no tempo deste Governo que se recuperou mais de 300 milhões de euros por ano, o que não é coisa pouca, é quase um milhão de euros por dia. Se isto é destruir o setor dos transportes públicos, não me importo de ficar com esse título", declarou.

Sobre a concessão dos transportes públicos do Porto, Pires de Lima lembrou ainda que o contrato garante a aquisição de quase 300 novos autocarros para a renovação da frota da STCP.

STCP Porto Obras Públicas Economia Pires de Lima Sociedade de Transportes Coletivos do Porto
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)