Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Submarino 'Arpão' chega em Março ou Abril

O chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA), almirante Saldanha Lopes, afirmou esta terça-feira que o submarino "Arpão" deve chegar a Portugal em Março ou Abril e procurou desvalorizar os problemas que surgem com equipamento militar recém-adquirido.
18 de Janeiro de 2011 às 19:46
O submarino 'Arpão' deve chegar dentro de dois ou três meses
O submarino 'Arpão' deve chegar dentro de dois ou três meses FOTO: Lusa

"O 'Arpão' foi recebido provisoriamente em Dezembro, está a efectuar testes que ainda são de recepção, que vão estar, julgo eu, terminados em Fevereiro, Março, por aí, ainda não tem data porque depende, muitas vezes os testes têm de se repetir e podem-se atrasar, mas julgo que em Março ou Abril já podemos contar com o navio em Portugal", adiantou.   

Sobre o submarino "Tridente", Saldanha Lopes considerou ter sido "muito empolado um aspecto relacionado com uma rectificação que foi feita no âmbito da torre do submarino, com umas placas que foram rectificadas".

O Chefe de Estado-Maior da Armada adiantou que o navio regressa esta semana ao mar e que este problema que está agora a ser corrigido já estava identificado há vários meses, advogando que estes "são problemas de juventude em qualquer sistema e, neste caso, num sistema complexo de armas".  

"Já se tinha identificado a necessidade de fazer essa rectificação, eu próprio estive embarcado no navio em Novembro e nessa altura já se sabia que tínhamos de fazer isto, simplesmente o navio tem andado muito tempo no mar para fazer todas as provas e testar todos os sistemas previstos durante o ano, até à recepção definitiva", notou, referindo que "esta foi a altura ideal de paragem em termos de programa do navio".

submarino arpão tridente alemanha marinha lisboa mar portugal
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)