Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

SUINICULTORES APROVAM DESPOLUIÇÃO DA BAÍA DE S. MARTINHO

Mais de 80 por cento dos suinicultores do concelho de Alcobaça aprovou a adesão ao projecto de saneamento para as explorações do sector, que constituem o maior foco de poluição da baía de São Martinho do Porto.
8 de Fevereiro de 2004 às 09:34
Esta solução obedece ao processo escolhido para a região de Leiria, onde já foi constituída a empresa Recilis e foram dados os primeiros passos para a apresentação do concurso público. Segundo Silvério Coelho, presidente da TRESAL (Tratamento de Resíduos e Efluentes Suinícolas de Alcobaça), o concurso vai contemplar a possibilidade da solução técnica escolhida também ser aplicada no Oeste. Reconhece, porém, que o investimento será "brutal" para o sector que já se encontra a atravessar "graves problemas económicos", devido à concorrência de outros países.
A consolidação do projecto, em paralelo com o saneamento dos efluentes domésticos, vai permitir a despoluição da baía de São Martinho e da Lagoa de Óbidos, zonas sensíveis onde a carga orgânica destes dejectos tem causado vários prejuízos ambientais.
O custo total do projecto, que vai incluir unidades de produção de electricidade a partir do biogás dos efluentes, deve atingir os 35 milhões de euros, custeados em 30 por cento pelo Estado. A fatia restante vai caber aos suinicultores e às autarquias da região que deverão criar uma empresa, com capitais privados, para gerir o processo. As explorações que não aderirem ao sistema sofrerão acções de fiscalização por parte dos serviços de Ambiente e só poderão continuar a laborar se tiverem modelos adequados de tratamento dos seus dejectos.
No Oeste, estão registados 289 mil suínos, distribuídos por 619 explorações, de acordo com um levantamento que data de 2001, mas a tutela admite que esses valores estejam desactualizados. Exemplo disso é o que sucede no concelho de Alcobaça, onde a associação de suinicultores estima que existe uma capacidade instalada para 300 mil animais, mas o número de efectivos é de apenas 150 mil.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)