Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Surfista de oito anos salva menino no mar da Figueira da Foz durante aula

Instrutor de surf resgata mulher e aluno salva menino no mar.
Paula Gonçalves 5 de Julho de 2019 às 01:30
A carregar o vídeo ...
Instrutor de surf resgata mulher e aluno salva menino no mar.
Santiago Boia, de oito anos, estava numa aula de surf na praia do Cabedelo, Figueira da Foz, quando uma mulher e uma criança ficaram em dificuldades no mar. Enquanto o instrutor de surf, Miguel Guedes, de 42 anos, foi resgatar a mulher, Santiago remou para a criança e salvou-a.

"Ele estava a afogar-se e fiz a primeira coisa que me passou pela cabeça. Fui até ele e disse para subir para a prancha e ficámos à espera de ajuda", conta Santiago que, para os colegas, já é "um grande herói".

Miguel Guedes destaca o sangue frio do aluno e não tem dúvidas de que a sua ajuda foi fundamental para salvar a criança em dificuldades. "Nadei para a senhora que estava a afundar-se e depois verifiquei que havia um menino na mesma situação. Eu não conseguia lá chegar a tempo", descreve, ao adiantar que a atitude de Santiago "deu tempo para o ir buscar com a ajuda de outros surfistas".

A zona onde fizeram o resgate é considerada perigosa. "Há ali uma corrente a que chamamos canal que para nós é benéfica, mas para os banhistas é complicada. O mar está aparentemente calmo, mas entram num buraco e depois nadam contra a corrente. Cansam-se e acabam por ficar lá", explica Miguel Guedes.

O instrutor não tem dúvidas de que se não estivessem na zona o desfecho poderia ser diferente para a mulher e para a criança. Miguel Guedes deixa conselhos para evitar a situação: "Se não conhecem o mar, antes de irem tomar banho falem com os nadadores-salvadores ou com os surfistas".
Ver comentários