Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

TABULEIROS LEVAM 800 MIL A TOMAR

A população de Tomar está a trabalhar dia-a-dia na preparação da Festa dos Tabuleiros e já tem prontas milhares de flores de papel destinadas a compor os 650 tabuleiros que vão desfilar pela cidade dentro de três meses.
2 de Abril de 2003 às 00:00
A organização aguarda 800 mil visitantes no dia 6 de Julho e não duvida que o trabalho estará concluído a tempo, graças “ao empenhamento e disponibilidade de toda a população”.
“É uma festa do povo, pelo povo e para o povo”, explicou Carlos Trincão, da Comissão Central da Festa, referindo que a preparação está a decorrer “dentro dos prazos”.
De acordo com os números divulgados até agora, vão ser transportados 650 tabuleiros, construídos a partir de seis mil quilos de pão e mais de 300 mil flores. Estão envolvidas 16 freguesias e o desfile abrange 22 ruas, também decoradas com flores de papel.
Por enquanto, o esforço da vasta equipa envolvida permanece escondido nos armazéns e casas particulares onde se fazem as flores, mas no próximo domingo de Páscoa começa a saída das Coroas, uma procissão religiosa que se repete domingo-a-domingo até 15 de Junho.
Entretanto, decorrem os jogos populares e actividades paralelas relacionadas com a festa, como uma exposição de fotografia, lançamento de livros e a realização do II Fórum do Espírito Santo.
Este ano, a organização vai tentar entrar no livro de recordes mundial, o Guinness Book, através da construção de uma réplica de um tabuleiro com 10 metros de altura.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)