Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Tavira ganha porto

Dez milhões de euros vão ser investidos na construção do Porto de Pesca de Tavira. O concurso público deve ser aberto este ano e a empreitada tem um prazo de conclusão entre os dois anos e meio e os três anos.
2 de Março de 2010 às 00:30
Novo porto de pesca irá ficar situado na zona das Quatro Águas
Novo porto de pesca irá ficar situado na zona das Quatro Águas FOTO: direitos reservados

Segundo apurou o CM junto do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM), a concretização do projecto implica o desvio da estrada das Quatro Águas e a dragagem do rio Gilão. O porto terá capacidade para mais de uma centena de embarcações, não dispondo actualmente a comunidade piscatória de qualquer estrutura do género. De acordo com a programação do Governo, este ano serão investidos 800 mil euros, no próximo ano 2,7 milhões e no seguinte 6,5 milhões .

Para o vice-presidente da Câmara de Tavira, Luís Nunes, "a construção do porto constitui uma velha aspiração do município", inserindo-se num objectivo mais vasto de "virar a cidade para o rio e para o mar".

Outro importante investimento, programado para a região, diz respeito ao pequeno porto de pesca da Fuseta (Olhão). No Orçamento de Estado apresentado pelo Governo, existem 300 mil euros para este ano e mais 5,7 milhões de euros para os dois anos seguintes. Em Albufeira, o IPTM prevê investir três milhões de euros no prolongamento do molhe Nascente do porto.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)