Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Taxa para comerciantes aumenta 1875% em Albufeira

Comerciantes acusam autarquia de pretender "tirar a venda ambulante da rua".
17 de Março de 2014 às 11:49
Câmara tinha reduzido o valor da taxa no início de 2013
Câmara tinha reduzido o valor da taxa no início de 2013 FOTO: Direitos Reservados

Os vendedores de hambúrgueres e cachorros quentes de Albufeira estão indignados com o aumento de 1875 por cento na taxa de venda ambulante de comida. A taxa, que antes era de 40 euros mensais, passou agora para 750 euros.

"Basicamente, querem tirar a venda ambulante da rua, porque este aumento é demasiado alto para nós", assumiu ao CM um dos nove vendedores ambulantes de comida da cidade, que preferiu manter o anonimato.

Para minimizar os danos, a Câmara de Albufeira passou a permitir que os vendedores ficassem abertos mais duas horas do que o habitual - em vez de abrirem às 00h00 e fecharem às 06h00, agora podem ficar abertos entre as 23h00 e as 07h00. Mas isso não é suficiente para calar as críticas ao aumento da taxa imposto pela autarquia.

"Como é que eu faço no Inverno, quando não há clientes. É impossível. Estou mesmo a pensar desistir e fechar a roulotte", conclui a mesma vendedora. Refira-se que até ao início de 2013, a taxa era de 60 euros e a autarquia baixou-a para 40, para ajudar os vendedores numa altura de crise económica.

O CM tentou, por várias vezes, contactar algum responsável da Câmara de Albufeira, mas nenhum esteve disponível para comentar o aumento da taxa municipal.

licença comerciantes Albufeira taxa
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)