Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

TÁXIS VÃO TER ACESSO À INTERNET

É já em Fevereiro que dez táxis de Lisboa vão ser equipados com computador portátil, impressora e acesso à Internet. Depois da disponibilização de pagamentos com cartão de débito e crédito, de unidades GPS e de unidades de reacção a alarmes- que deverão equipar duzentos táxis até ao final do mês - será agora possível aceder à Internet enquanto viaja de táxi.
4 de Janeiro de 2004 às 00:09
Os computadores portáteis, que ficarão instalados nas traseiras de um dos bancos, poderão ser utilizados pelos clientes para aceder à "Internet, consultar e-mails, enviar faxes", explica ao CM Pedro Dias, responsável técnico pelo 'Táxi-Digital'.
A tecnologia utilizada nas cerca de 150 viaturas equipadas com o sistema 'Táxi-Digital' - a qual já permite os pagamentos com cartões de crédito e débito, que estão equipadas com GPS e com unidades de reacção a alarmes - permite a inclusão de outro terminal que permite o acesso à Internet, através da comunicação de dados com o Centro de Controlo. "O cliente paga um valor cobrado à hora", explica Pedro Dias, podendo também utilizar uma impressora 'bluetooth' e que imprime em papel térmico.
O modelo, desenvolvido em Portugal, tem um custo que varia entre os 987 euros (versão base, com GPS e pagamento com cartão) e os 2000 euros (portátil, impressora e dispositivos de ligação sem fios). Um investimento "de médio prazo e que visa angariar e fidelizar clientes", explica Carlos Ramos, presidente da Federação Portuguesa do Táxi. As vantagens para os taxistas são óbvias, "retira o dinheiro do carro, há mais serviços para oferecer", e o Euro'2004 também é um mercado que poderá "trazer clientes para utilizar este serviço", refere Carlos Ramos.
A juntar à Internet, também vão passar a ser emitidas facturas personalizadas. Para 2005, está prevista a criação de um passe-táxi e de cartões de clientes a crédito.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)