Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Teixeira da Cruz atrás dos líderes

Saídas de Isilda Pegado, Seara e Fernando Costa podem dar polémica.
Diana Ramos e José Rodrigues 31 de Julho de 2015 às 08:45
Marco António Costa, Passos Coelho e Matos Rosa, no Conselho Nacional do PSD
Marco António Costa, Passos Coelho e Matos Rosa, no Conselho Nacional do PSD FOTO: José Sena Goulão/Lusa

A ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, entra afinal nas listas da coligação ‘Portugal à Frente’. Vai em 3º por Lisboa, a seguir aos líderes do PSD e CDS, Passos Coelho e Paulo Portas.

A governante já tinha confidenciado não ter vontade de assumir um lugar de ministra, caso a coligação ganhe, mas aceitou integrar as listas para as legislativas. É vista internamente como um nome forte para se posicionar como candidata à presidência da Assembleia. Em Lisboa, duas decisões arriscam polémica: a exclusão do ex-autarca de Sintra Fernando Seara e de Isilda Pegado, a ativista antiaborto.

Na lista do Porto, com Aguiar-Branco à cabeça, a novidade é a entrada de Miguel Morgado, adjunto de Passos. Ainda a norte, Fernando Negrão entra em 2º por Braga, cujo cabeça de lista é Moreira da Silva. Na lista vai ainda Hugo Soares e o secretário de Estado Emídio Guerreiro. Entre os secretários de Estado, Pedro Lomba entra em 4º por Faro e Manuel Rodrigues é 2º por Coimbra. De fora deste círculo fica Pedro Saraiva, que se destacou na comissão de inquérito ao BES. Na lista de Viana do Castelo, liderada por Abreu Amorim, surge Luís Campos Ferreira. Bruno Maçães não foi integrado em nenhum círculo. Leiria deu guerra: a comissão política nacional preferiu Conceição Pereira a Fernando Costa. Em Viseu há uma novidade: a independente Inês Domingos, atrás de Leitão Amaro e Pedro Alves.

No CDS há quatro apostas: Mariana Ribeiro Ferreira, Vânia Dias da Silva, Ana Rita Bessa e Francisco Mendes da Silva. E os pesos pesados Assunção Cristas, Mota Soares, Nuno Magalhães, Telmo Correia, Teresa Caeiro, João Rebelo, Hélder do Amaral, Abel Baptista e Filipe Lobo d’Ávila. As listas foram ontem aprovadas.
coligação PSD CDS-PP Portugal à Frente listas política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)