Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

TELEMÓVEIS PERIGOSOS À VENDA EM PORTUGAL

Vários operadores de telemóveis da Alemanha - incluíndo a T-Mobile, a maior empresa alemã do sector - decidiram suspender a venda de alguns modelos da série 65, fabricados pela Siemens.
30 de Agosto de 2004 às 00:00
SL65: uma novidade no mercado de telemóveis cuja venda foi suspensa sexta-feira
SL65: uma novidade no mercado de telemóveis cuja venda foi suspensa sexta-feira FOTO: Alexandra Wikler/Reuters
A fabricante de telemóveis divulgou que cinco modelos desta série podem emitir, em algumas circunstâncias, um som muito agudo directamente aos ouvidos dos utilizadores. Trata-se da melodia de encerramento que é emitida de repente, durante uma ligação telefónica, após os alertas de fim da bateria, noticiou a Associated Press.
Em "casos extremos", os utilizadores podem ficar com a audição danificada, revelou ainda em comunicado a companhia.
Apesar do alerta internacional, no nosso país, a comercialização dos telemóveis suspeitos vai continuar. A Siemens Portugal rejeitou, sexta- -feira, interromper a venda da série (terminais M65 e Cx65) e já comunicou aos clientes a natureza do erro, "tal como os procedimentos simples e sem custos, necessários para a sua resolução", revelou anteontem fonte oficial da empresa.
A direcção de marketing em Portugal defende ainda que "a presente situação não justifica uma suspensão das vendas". "A falha de software foi detectada em condições laboratoriais, em alguns telefones, em circunstâncias muito improváveis", disse a empresa ao 'Diário Digital'.
"Preventivamente, estamos a estabelecer medidas que prevêem a actualização de software dos telefones já vendidos, visto a situação estar definitivamente corrigida nos telefones a fornecer", acrescentou a mesma fonte da empresa.
Entretanto, na Alemanha, a Siemens revelou que já alterou os aplicativos usados nos telefones e aguarda agora que as operadoras locais aprovem o aparelho para posteriormente voltarem a colocá-lo no mercado. A empresa acredita que tal deverá acontecer durante o mês de Setembro. A Siemens precisou que os aparelhos em causa foram vendidos apenas na Europa, desconhecendo, no entanto, quantas unidades dos telemóveis suspeitos foram comercializadas. A Empresa confirmou que irá ter gastos adicionais com a reparação dos telemóveis, mas não especificou esses custos.
O CM tentou, ontem, sem êxito, contactar a Siemens. A responsável da Shandwick, empresa de comunicação que representa a Siemens Mobile informou que a empresa está encerrada ao fim-de-semana. O objectivo era saber se a empresa mantém a sua posição de não suspender a venda dos modelos suspeitos.
MODELOS S65 E SL65 SEGUROS
A Siemens Portugal garante que os modelos S65 e SL65 a lançar muito em breve no nosso país serão seguros, isto porque "já terão uma nova versão do software". A empresa recusou, no entanto, divulgar o impacto negativo no mercado nacional dos telemóveis da série em causa já distribuídos perante a decisão da empresa alemã de suspender a venda dos modelos.
No mercado bolsista de Frankfurt (Alemanha) o valor das acções do gigante alemão de electrónica, que inclui a Siemens, cairam 0,7% para 56 euros, na sexta-feira última, logo após a empresa ter anunciado a paragem da venda dos novos modelos da série 65.
Em Portugal, a fabricante considera normal existirem "pequenos bugs de software nos telefones mais evoluídos", e defende que "a atitude pro-activa da Siemens" no tratamento e resolução de eventuais ocorrências, contribui para consolidar a confiança dos consumidores, noticiou o portal da Internet 'Diário Digital'.
BLOCO DE NOTAS
MODELOS EM CASA
A Siemens adverte, em comunicado divulgado no portal da empresa na Internet (www.siemens.pt) quais os modelos que poderão ter um defeito no software que pode ser lesivo para a audição. Em causa estão os telemóveis (C65, CX65, M65, S65, SL65 bem como alguns sucedâneos como o CV65, CT65, CXV 65 e CXT 65).
SOLUÇÃO APONTADA
No sentido de o utilizador não ficar sujeito a um ruído agudo emitido pelo telemóvel, a solução recomendada pela Siemens passa por uma desactivação da “música de encerramento” ou das funções de animação.
NOVO EQUIPAMENTO
Um novo equipamento de software que pára esta disfunção nos telemóveis está a ser produzido. Depois de ser aprovado será então fornecido aos utilizadores, livre de quaisquer encargos financeiros.
SUCESSO DE VENDAS
Centenas de telemóveis com eventuais danos poderão andar a circular, isto porque a empresa reconhece que a série 65 teve grande sucesso entre os consumidores.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)