Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Parede desaba em Campanhã devido a chuva intensa e vento forte

Bombeiros Sapadores do Porto foram chamados para o local.
Correio da Manhã e Lusa 14 de Novembro de 2019 às 13:23
A carregar o vídeo ...
Bombeiros Sapadores do Porto foram chamados para o local.
O edifício cuja parede caiu esta quinta-feira devido ao mau tempo na Rua do Freixo, no Porto, está em risco de ruir, tendo a proteção civil decidido proceder ao "corte de toda a zona", disse o comandante dos Sapadores Bombeiros.

De acordo com Carlos Marques, que corrigiu a anterior informação prestada pelos bombeiros de que teria sido o telhado a desabar, uma das paredes do edifício caiu sobre a oficina da Congregação Cristã de Portugal, de onde foram retiradas duas pessoas que se "encontravam bem".

"Fizemos o acesso até às vítimas e retirámo-las. Não foi necessário serem assistidas pois encontravam-se bem", afirmou o comandante.

Carlos Marques alertou que, "após avaliação da Proteção Civil Municipal, concluiu-se que o edifício se encontra em risco de ruir", razão pela qual foi feito "o corte de toda zona". Acrescentou que será "notificado o proprietário para tomar as devidas precauções e fazer obras".

Confirmando que o "armazém não está em condições de continuar a laborar", Carlos Marques explicou que, no momento da derrocada da parede do antigo palacete, "os idosos encontravam-se na parte detrás do armazém, num refeitório", tendo tido sorte "por não ter acontecido algo pior".

A oficina pertence à Congregação Cristã de Portugal, local onde há muitos anos se constroem peças para a Igreja.

O alerta foi dado às 12h42 e pelas 14h45 permaneciam no local três viaturas e 12 homens dos Sapadores do Porto.

Contactada pela Lusa, Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS) disse que o mau tempo tem provocado, sobretudo, a queda de árvores.
Telhado Campanhã Porto meteorologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)