Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

TELHEIRAS ABRE A 2 DE NOVEMBRO

A Estação de Telheiras abre no próximo dia 2 de Novembro, soube o CM junto da administração do Metropolitano de Lisboa. Com entradas no cruzamento entre a Estrada de Telheiras e a Rua Francisco Gentil, o interior da estação (término da Linha Verde) foi concebido pelo arquitecto Duarte Nuno Simões e integra trabalhos do artista plástico Eduardo Batarda.
20 de Outubro de 2002 às 00:02
No interior predominam as cores branca, cinzenta e castanha, avançou ao CM Eduardo Batarda, referindo-se a uma disposição em quadrícula de unidades formadas por 25 azulejos. Aqueles servem de suporte a uma série de desenhos, evocando elementos do quotidiano: uma ficha eléctrica, uma espinha de peixe, um relógio sem ponteiros, ou relacionados com anatomia sexual. As duas peças principais foram colocadas em cada uma das entradas/saídas. Outras quatro, de menor dimensão, situam-se em frente de quem desce as escadas. “É uma obra não provocatória, mas não neutra, pois tem algum humor”, afirmou o autor.
fecho dos acessos

Entretanto, e segundo os últimos dados da administração do Metro, a entrada em funcionamento das cancelas em cinco estações, a 7 de Outubro, determinou um aumento das receitas de 22,4 por cento. Na Cidade Universitária as vendas subiram 42 por cento, na Gare do Oriente 31 e no Martim Moniz 24. Nos Restauradores e Colégio Militar as bilheteiras registaram vendas inferiores ao aumento global.

AVANÇO RÁPIDO NA COMISSÃO

O secretário-geral do PS, Ferro Rodrigues, considerou ontem essencial que a comissão de inquérito parlamentar ao acidente na estação de metropolitano do Terreiro do Paço, em Junho de 2000, avance rapidamente.

A comissão parlamentar de inquérito foi requerida pelos partidos que constituem o Governo (PSD e CDS-PP) na sequência do acordo celebrado entre o Metro e o empreiteiro, a Metropaço. Após o rompimento do túnel em 2000, uma adenda ao contrato inicial para a empreitada indica que o empreiteiro terá sido completamente ilibado das responsabilidades pela empresa. Ferro Rodrigues referiu que, nos nove meses em que esteve à frente do ministério do Equipamento Social “conhecia a situação”.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)