Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

TEMPO QUENTE CONTINUA ATÉ DOMINGO

A Protecção Civil alertou ontem para a onda de calor que se faz sentir, aconselhando o máximo de cuidado principalmente às pessoas idosas e crianças. Os médicos compartilham desta preocupação e dizem para evitar sair à rua nas horas de maior calor e beber muitos líquidos, de preferência água, dois ou três litros por dia, e evitar as bebidas alcoólicas e açucaradas.
30 de Julho de 2003 às 00:00
Evitar as horas de maior calor
Evitar as horas de maior calor
"Além disso, as pessoas devem usar roupas largas e arejadas, de preferência de cores claras porque as cores escuras absorvem o calor, usar chapéu e evitar os exercícios físicos ao sol", afirma ao CM Luís Pisco, da Associação de Médicos de Clínica Geral.
Por seu turno, o Instituto de Socorro a Náufragos aconselha os pais a trocarem os bonés de praia dos filhos por panamás e evitar os cortes de cabelo "à escovinha" antes da exposição solar. "Em 99 por cento dos casos de crianças que se perdem na praia e têm um panamá, estas caminham sempre com o Sol pelas costas" porque este tipo de chapéu faz menos sombra nos olhos, esclarece fonte do ISN, acrescentando que "com o boné a criança pode caminhar contra ou a favor do Sol, sendo mais difícil saber em que direcção procurar".
Para o ISN, cortar o cabelo das crianças à escovinha, pôr bonés e molhar a cabeça com água salgada são hábitos "totalmente errados" na praia, pois o couro cabeludo fica mais desprotegido. O ISN diz ainda que o creme de protecção aos raios solares deve ser colocado em casa, pois quando se chega à praia a pele já não consegue absorver o creme devido à transpiração.
Entretanto, o tempo quente que se tem feito sentir (a máxima de ontem foi de 42º em Portel) vai durar até domingo, informou o Instituto de Meteorologia. Ontem, o calor que se fez sentir levou a que fossem ultrapassados os valores normais de concentração de ozono na Chamusca, Lisboa, Loures, Oeiras, Seixal, Setúbal e Santiago do Cacém.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)