Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
4

Tentou extorquir um empresário

Há cerca de um mês que um jovem de 25 anos ameaçava de morte um empresário de Penafiel, após ter regado com ácido e cravado de chumbos de caçadeira o veículo da vítima. Anteontem à noite, quando esperava que o empresário lhe entregasse 2500 euros, parte dos dez mil euros que exigira para o deixar em paz, foi detido em flagrante pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR.
25 de Outubro de 2009 às 00:30
Tentou extorquir um empresário
Tentou extorquir um empresário FOTO: Ricardo Cabral

Tudo começou no mês de Setembro quando o empresário encontrou o seu carro danificado por ter sido deliberadamente regado com ácido. Apenas restou uma mensagem intimidatória: “Isto é só um aviso.”
Sem perceber de quem poderia ter partido a ameaça, o empresário do ramo de caixilharias foi apresentar queixa ao posto da GNR de Paredes. Volvidas algumas semanas, a mesma viatura, que ficava estacionada à porta da fábrica, foi encontrada pelo empresário crivada de chumbos de caçadeira.

Após o segundo aviso, o homem começou a receber chamadas ameaçadoras e também mensagens de telemóvel com conteúdos assustadores. Há cerca de uma semana as mensagens começaram a ser mais precisas: ou a vítima pagava dez mil euros ou iria ser alvo de violência. Numa das chamadas telefónicas, a ameaçadora voz anónima marcou um encontro para que a vítima entregasse  2500 euros – a primeira ‘prestação’.

Anteontem à noite, à porta da fábrica de Paredes, o empresário esperava pelo indivíduo, mas estava acompanhado pelos elementos do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Penafiel, que detiveram o jovem, comerciante de profissão. Foi libertado e amanhã é ouvido em tribunal.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)