Terminaram as buscas na barragem do Arade, em Silves, no âmbito do Caso Maddie McCann, menina desaparecida em 2007. Os vestígios encontrados serão analisados na Alemanha, país que requereu as operações, informação avançada pelo
Correio da Manhã (CM) e confirmada pela Polícia Judiciária.
As diligências tiveram início na segunda-feira e foram prolongadas até esta quinta-feira devido às condições atmosféricas adversas, que terão dificultado os trabalhos. Trata-se da maior operação efetuada nos últimos anos a respeito do desaparecimento da criança britânica.
As autoridades realizaram buscas na terra e na água. Foram cortadas árvores para fazer escavações no terreno.O objetivo foi o de procurar por irregularidades na terra, para verificar se encontram resto mortais ou algo ligado a Maddie.
Ao que o
CM apurou, terá sido encontrada uma pista relevante esta quinta-feira. Foram vistos vários inspetores concentrados numa área específica no local onde as buscas decorreram.
Terceiro dia de buscas por Maddie decorre na barragem do Arade em Silves
Até ao momento, não há indícios de que os vestígios recolhidos estejam relacionados com a menina inglesa. Esta sexta-feira sabe-se se aquilo que já foi encontrado será catalogado e analisado.
As buscas, realizadas pela PJ e pedidas pelas autoridades alemãs, contaram com a presença das autoridades britânicas. A Proteção Civil, os Bombeiros e a GNR também auxiliaram nas diligências.
Durante o primeiro dia de trabalhos, a polícia procurou por
fibras do pijama de Maddie. Foi utilizada também utilizada
tecnologia de ponta e cães pisteiros para detetar restos mortais naquela zona.
A barragem do Arade fica situada a 50 quilómetros da Praia da Luz, onde Maddie desapareceu há 16 anos. Tornou-se um ponto de interesse para as autoridades depois de se apurar que o principal suspeito, Christian Bruckner, ia ao local com relativa frequência.
Os investigadores alemães acreditam na possibilidade de que a menina tenha sido morta na barragem e atirada para a água. O alemão não confessou os crimes.
Maddie McCann, recorde-se, desapareceu há 16 anos na Praia da Luz, no Algarve, enquanto passava férias com a família. Tinha apenas três anos. Após anos de investigações e de pistas seguidas, o caso permanece sem solução.