Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Terminal de Leixões ambicioso

O novo terminal de cruzeiros de Leixões, orçado em 35 milhões de euros e a construir entre 2009 e 2011, poderá vir a ser considerado um projecto de interesse nacional (PIN) e beneficiar de consideráveis apoios comunitários.
14 de Março de 2007 às 00:00
O futuro terminal de Leixões será construído entre 2009 e 2011
O futuro terminal de Leixões será construído entre 2009 e 2011 FOTO: d.r.
De acordo com o administrador da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), Matos Fernandes, em Abril ficará concluído o estudo de viabilidade e de modelo de negócio do empreendimento, que dará “algumas indicações sobre o ‘layout’ interno do projecto e a sua ambição”.
“O estudo de viabilidade económica pode concluir sobre a necessidade de fazer concentrar aqui um conjunto significativo de investimentos públicos através de fundos comunitários, estando em cima da mesa a possibilidade de o projecto ser um PIN e, como tal, contratualizado com o Ministério da Economia e beneficiar de um pacote alargado de apoios e incentivos”, afirmou.
Matos Fernandes falava aos jornalistas durante uma visita à APDL da Comissão parlamentar de Obras Públicas e Transportes, que de seguida se encontrou com responsáveis do Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
NAVIOS TURÍSTICOS
Independentemente das conclusões relativamente à “ambição” do edifício do novo terminal de cruzeiros – a instalar no Molhe Sul do Porto de Leixões, com projecto do arquitecto Luís Pedro Silva – Matos Fernandes diz ser já “inequívoco” que Leixões vai ter um cais para receber navios turísticos com 300 metros de comprimento e a dez metros de profundidade.
A circulação automóvel na ponte móvel de Leça, interrompida desde Janeiro para substituir a estrutura por uma nova, deverá ser reaberta a 8 de Maio, disse ainda Matos Fernandes. As obras não estarão então ainda concluídas, mas os trabalhos poderão prosseguir já com a circulação restabelecida. “Os prazos estão a ser cumpridos”, disse.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)