Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Terra treme no Alentejo

Um sismo com magnitude de 3,3 na Escala de Richter foi sentido ontem em Arraiolos e Mora, no distrito de Évora. O epicentro teve lugar às 06h09, treze quilómetros a noroeste da vila, perto de Santana do Campo.
7 de Agosto de 2009 às 00:30
O sismo foi sentido pela população de Santana do Campo
O sismo foi sentido pela população de Santana do Campo FOTO: direitos reservados

O abalo, que segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Évora (CDOS) não provocou danos materiais nem pessoais, levou os habitantes da aldeia a saírem à rua, tal como contou ao CM a moradora Maria Pé-Leve.

"As pessoas ficaram um pouco assustadas e saíram de casa. Como tenho muito medo dos sismos corri logo para o quarto dos meus filhos", explicou a mulher, que disse ter acordado com o tremor de terra, que durou escassos segundos.

Florência Grizanda também despertou do sono com o abalo. "Ouvi as coisas a cintilar. Foi tudo muito rápido", frisou.

Outro morador de Santana pensou tratar-se de mau tempo. "Já estava acordado e ouvi um barulho que me pareceu um trovão", relatou Joaquim Parreira.

O sismo foi também sentido com intensidade no concelho vizinho de Mora. "A minha cama tremeu e os cães não paravam de ladrar", lembrou a habitante daquela vila Laurinda Felício. Esta moradora acrescentou ainda que os sismos acontecem com "alguma frequência" na região.

APONTAMENTOS

ESCALA

O sismo teve uma magnitude de 3,3 na Escala de Richter e registou a intensidade máxima II/III na Escala de Mercalli modificada.

BOMBEIROS

Fonte dos bombeiros informou que não foram recebidas chamadas telefónicas da população do distrito de Évora após o sismo.

RÉPLICA

A população do concelho de Arraiolos voltou a sentir a terra a tremer por volta das 08h00, mas desta vez com menor intensidade. O segundo sismo teve uma magnitude de 1,7 na Escala de Richter.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)