Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Testados meios antipoluição

Todos os dias passam ao largo da costa algarvia mais de 200 navios de grande dimensão, incluindo 12 a 15 petroleiros, pelo que é grande o risco de acontecer um acidente que polua as águas da região. Uma situação que levou ontem a Marinha a testar os meios de combate a um eventual derrame.
1 de Junho de 2007 às 00:00
Seis dezenas de homens participaram ontem num simulacro
Seis dezenas de homens participaram ontem num simulacro FOTO: Rui Pando Gomes
Segundo Reis Ágoas, comandante da Zona Marítima do Sul, este foi o terceiro exercício realizado no corrente ano em águas algarvias – os dois primeiros tiveram lugar na Ria Formosa. Estiveram envolvidos cerca de seis dezenas de homens, da Armada e da Polícia Marítima. As barreiras antipoluição foram lançadas das duas margens do rio Arade (Ferragudo e Portimão), tendo sido testadas máquinas capazes de extrair hidrocarbonetos da água e de os encaminhar para reservatórios.
No Algarve existem meios antipoluição instalados em Portimão e Faro. Mestre Domingos, engenheiro da Marinha, revelou ao Correio da Manhã que a região está dotada de barreiras de rio e de mar, com cerca de um quilómetro de extensão. Mas se se verificar uma situação grave os meios serão reforçados “no espaço de duas horas”.
A Marinha dispõe ainda de um veículo de comando móvel, que pode ser deslocado para qualquer ponto do território nacional. Está equipado com meios informáticos e todo o tipo de mapas e cartas da costa portuguesa.
Apesar do intenso tráfego de navios de grande tonelagem ao largo da costa algarvia, a região não regista há muitos anos situações graves de poluição. O risco, apesar de estar sempre presente, é hoje menor do que no passado. Isto porque, ao longo dos últimos anos, as embarcações com mais de 500 toneladas têm sido afastadas da costa, passando actualmente em corredores situados a mais de 20 milhas de terra. E existe também um maior controlo por parte das autoridades sobre o transporte de matérias poluentes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)