Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Testemunha nega envolvimento em morte de Ivo

A testemunha de defesa de 'Rei Ghob' conhecida por `João da rulote' desmentiu esta terça-feira no Tribunal de Torres Vedras qualquer envolvimento seu no desaparecimento de Ivo Delgado, uma das alegadas quatro vítimas do arguido.
24 de Janeiro de 2012 às 16:15
Francisco Leitão continua a ser julgado no Tribunal de Torres Vedras
Francisco Leitão continua a ser julgado no Tribunal de Torres Vedras FOTO: Vítor Mota

"Nunca fui a uma cabana" junto ao cemitério de Caldas da Rainha, disse em tribunal João Jacinto, conhecido por 'João da rulote', afirmando que nessa altura o carro com que outra testemunha o terá visto no local, em Junho de 2008, "estava avariado" pelo menos desde Março desse ano. O homem desmentiu assim a eventual cumplicidade com o arguido no homicídio da vítima.  

Na semana passada, Mara Pires, testemunha-chave no processo, relatou que depois de Francisco Leitão ter agredido Ivo Delgado com uma "barra de ferro" até o deixar inanimado e com sangue, perto da Foz do Arelho, transportou o corpo até junto ao cemitério de Caldas da Rainha, onde estava à espera 'João da rulote' ao pé do seu 'mercedes' para auxiliar o arguido a desaparecer com o jovem.  

O discurso contraditório e ilógico e a falta de recordações sobre os acontecimentos por parte da testemunha João Jacinto levaram Maria Domingas, presidente do colectivo de juízes, a fazer-lhe várias advertências, tais como "o senhor já se está a embrulhar", "isso não faz sentido", "isso é tudo irreal" ou "nessa resposta a bota não bate com a perdigota".  

"Se Francisco Leitão lhe dissesse para bater com a cabeça na parede você batia?", chegou a juíza a questionar João Jacinto, que conhece desde 2005 o arguido, sendo seu amigo e frequentador da casa-castelo, onde chegou a residir durante dois meses em 2008.  

A testemunha desmentiu também ter raptado e violado Mara Pires, segundo denunciou a própria em tribunal, no âmbito de um outro inquérito, que está a decorrer no Tribunal da Lourinhã.

rei ghob julgamento torres vedras julgamento testemunha ivo
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)