Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5
Ao minuto Atualizado às 19:15 | 05/06

Militar da GNR conta que Vitó e Amílcar usavam cores de carros para distinguir canábis e haxixe

Sónia Jesus, ex-concorrente do Big Brohter, não esteve presente, mas será ouvida numa das próximas sessões. 
Rita Lino 5 de Junho de 2023 às 11:27
Vítor Soares
Vítor Soares FOTO: CMTV
A terceira sessão do julgamento da rede de tráfico de droga que tem como arguido Vítor Soares, mais conhecido como 'Vitó', decorreu esta segunda-feira no tribunal de Bragança. 

Sónia Jesus, ex-concorrente do Big Brother, não esteve presente, mas será ouvida numa das próximas sessões.
Ao minuto Atualizado a 5 de jun de 2023 | 19:15
17:00 | 05/06

Militar da GNR conta que Vitó e Amílcar usavam cores de carros para distinguir canábis e haxixe

Num depoimento de mais de meia hora, um militar do Núcleo de Investigação Criminal relatou ao coletivo de juízes a Investigação feita, durante vários meses, à rede de tráfico de droga.

Durante o depoimento, referiu que Vitó tinha ligações a Amílcar Teixeira e que seria o arguido quem fornecia a Amílcar canábis e haxixe. Usavam códigos como carro verde para se referiram ao canábis e carro castanho quando queriam falar de haxixe.

O inspetor disse ainda que foi através de escutas de um número que mais tarde perceberam que pertencia a Vitó, que identificaram a relação e seguiram inclusive Amílcar até Vila Nova de Gaia. Encontravam-se num local denominado de "as curvas", que segundo o inspetor seria o código para o prédio de Vitó.

Segundo a Investigação e este depoimento, Amílcar nunca levou azeite a Vitó.
16:02 | 05/06

Tio de Amílcar Teixeira revela que sobrinho lhe terá tentado "vender um revólver" mas que "não quis"

A sessão do julgamento é retomada. Continuam a ser ouvidas testemunhas no Tribunal de Bragança, relacionadas com o caso "Semente em Pó".

Uma das testemunhas é tio de Amílcar Teixeira, o pai de Edmar que também participou no Big Brother, onde, alegadamente, esta rede poderá ter tido início.

Frente ao coletivo de juízes, o tio do arguido, de 83 anos, referiu que o sobrinho lhe terá tentado "vender um revólver" mas que "não quis".

Sobre este arguido, além do tráfico de estupefacientes, recai ainda acusação do crime de tráfico e mediação de armas.

12:19 | 05/06

Pausa no julgamento

Pausa no julgamento
11:42 | 05/06

Testemunha diz que nada sabe sobre "transações relacionadas com droga" a envolver Amílcar

Uma quinta testemunha, de Vale de Salgueiro, Mirandela, toma a palavra.

"Conhecia o falecido Jorge (um dos arguidos), o Amílcar também conheço mas apenas de o ver em casa do Jorge, quando às vezes ia lá", refere, acrescentando ainda que não sabe nada sobre "transações relacionadas com droga". 
11:21 | 05/06

Vitó emprestou cerca de 1000 euros a barbeiro para uma passagem de avião

A quarta testemunha vem de Vila Nova de Gaia, era barbeiro de Vitó.

"Ele sempre foi meu cliente, apenas isso", garante.

O Procurador questionou várias vezes a testemunha de se alguma vez teria comprado droga a Vitó, afirmando sempre que "nunca" lhe comprou droga.

O advogado de defesa questionou a testemunha sobre um empréstimo de dinheiro, por parte de Vítor.

"Ele emprestou-me dinheiro para comprar uma passagem de avião, foram cerca de mil euros. Eu ia pagando quando podia".

O coletivo de juízes trouxe à conversa uma escuta telefónica onde refere que "o Vítor estava bastante chateado ao telefone, seria só por essa dívida", questiona.

A testemunha mantém a versão.
11:09 | 05/06

Terceira testemunha afirma que fumava canabis com Amílcar e que "nunca pagou nada por isso"

Uma terceira testemunha, também presencial, refere que "não tem qualquer conhecimento sobre drogas", embora conheça Sandra, Jorge e Amílcar. No entanto, admitiu que "fumava com o Amílcar" uma "três ou quatro vezes" canabis, mas assegura que "nunca pagou nada por isso".

"Fui com o Amílcar a Espanha, mas eu fiquei no carro e ele apareceu com uns sacos com sementes, penso que eram de canabis e ainda me deu um pacote só que eu nunca plantei", referindo ainda que "aquilo era uma loja de plantas, penso".
11:08 | 05/06

Testemunha que vendeu café a Amílcar garante que não "sabia sobre drogas"

Uma segunda testemunha, agora presencial, é dono de um restaurante em Mirandela.

"Conheço a Sandra porque como tenho um restaurante ela e o Jorge iam lá comer", referiu, assumindo também que conhece Amílcar Teixeira, pai do ex-concorrente do Big Brother Edmar Teixeira.

"Conheço o Amílcar, fui eu que lhe vendi o café".

Questionado pelo Procurador, referiu que "nada sabia sobre drogas" e que nunca "tinha visto nada a circular ou qualquer tipo de conversa sobre drogas, entre eles."
11:03 | 05/06

Começa a terceira sessão do julgamento

Sessão começou há instantes, com uma testemunha arrolada pelo Ministério Público que reside em França e está a ser ouvida por videoconferência.

Admite conhecer Júlio Carvalho, o arguido que reside em Boticas e que continua em liberdade desde o início do processo.

"Somos amigos de infância mas nunca o vi fumar, pelo menos comigo nunca fumou", afirma.
Vitó Inspetor Amílcar Vítor Soares Bragança
Ver comentários
C-Studio