O estado dos três menores, com idades entre os dois e os seis anos, retirados na última quarta-feira aos progenitores pela PSP de Setúbal já era conhecido pelos moradores da rua onde as crianças viviam. A revelação foi feita por um vizinho ao
Correio da Manhã.
"Quem vive nesta rua já via o que se passava aqui", referiu. Gonçalo conta ainda que o casal gritava com os menores e que houve uma vez que estes que apareceram nus. "[Os menores] tinham pulgas e carraças", adiantou.
A descoberta das condições a que as crianças estavam submetidas foi feita na última quarta-feira devido a uma multa. A polícia deslocou-se à habitação para deter o pai dos menores e foi confrontada com a situação. A casa não tinha portas e janelas e a família dormia toda num único colchão.
De imediato foi dada ordem para as crianças serem retiradas da guarda dos pais depois de serem assistidas no hospital.
De acordo com o vizinho, os progenitores, de 23 e 25 anos, não tinham profissão, "andavam só no ferro velho". Os filhos ajudavam os pais na sucata a cortar alguns materiais. Ultimamente, começaram a tirar as portas e janelas da habitação para venderem.
O homem foi libertado depois do pagamento da multa e o casal identificado pelos crimes de exposição ao perigo e abandono.