Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal

Tinta frustra roubo de mala de valores

Já não são só as caixas multibanco (ATM) a dispor de um sistema que dificulta a vida aos ladrões. As malas metálicas de transporte de valores, usadas pelos tripulantes das carrinhas, estão também, desde há poucos meses, equipadas com um mecanismo que tinge de tinta as notas, caso a mala seja alvo de uma abertura forçada.
29 de Agosto de 2007 às 00:00
Os tripulantes das carrinhas estão instruídos a entregar as malas. Os ladrões pouco vão ganhar
Os tripulantes das carrinhas estão instruídos a entregar as malas. Os ladrões pouco vão ganhar FOTO: Jorge Godinho
Cansadas de arcar com os prejuízos causados pelas sucessivas vagas de assaltos de que são alvo, as empresas de transporte de valores concertaram posições na adopção do novo sistema. “A generalização deste mecanismo aconteceu já nos primeiros meses deste ano”, disse ao CM fonte ligada ao processo.
Os tripulantes de carrinhas de valores tiveram, ao que o CM apurou, a necessária formação para “os novos métodos de trabalho”. “Antes, todos os funcionários já estavam instruídos a não resistir em situação de assalto. Agora a essa situação, aliam a quase certeza de que, apesar de não conseguirem evitar o roubo, ele de pouco valerá aos ladrões”, acrescentou o mesmo informador.
A PSP de Odivelas deparou-se, ao que o CM apurou, com um caso destes. Pelas 11h20 de terça-feira, 21 de Agosto, três encapuzados encostaram uma pistola à cabeça de um funcionário de uma carrinha de transporte de valores, que foi obrigado a entregar uma mala metálica de transporte de dinheiro.
Os assaltantes fugiram num automóvel, mas a ‘receita’ obtida acabou por se revelar inútil. “A mala foi encontrada abandonada, cheia de dinheiro tingido de vermelho”, concluiu a mesma fonte. A explicação é simples. Os gatunos abriram a mala, sem usar a chave e a combinação adequada, vendo-se obrigados a arrombar as fechaduras.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)