Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
8

Tio-avô abusa de criança em Viseu

Menina de 10 anos era obrigada a manipular órgão sexual do tio-avô, pedófilo de 72 anos
2 de Outubro de 2013 às 08:38
Menina de apenas dez anos foi abusada pelo tio-avô, com quem vivia há vários anos
Menina de apenas dez anos foi abusada pelo tio-avô, com quem vivia há vários anos FOTO: direitos reservados

Viviam na mesma casa, em Viseu. E foi essa proximidade e o facto de ficarem os dois sozinhos muitas vezes que o predador, 72 anos, aproveitou para poder abusar sexualmente - e por mais do que uma vez - de uma menina de dez anos, sua sobrinha neta. Este caso foi denunciado no final de setembro por um vizinho, que entretanto se apercebeu de um abuso.

O abusador foi detido pela PJ e, por decisão do tribunal, está impedido de contactar a vítima, tendo mesmo a obrigação de sair de casa e ir morar para outro local. A menina foi residir para aquela casa há alguns anos por incapacidade dos pais de tomarem conta dela. A guarda da criança foi atribuída aos tios e ela mudou-se para sua casa. Ali reside também o tio-avô, pai de um dos tios, reformado e viúvo.

Em setembro último, começaram os abusos. Terão acontecido duas vezes, segundo a PJ. A criança foi obrigada, uma vez dentro de casa e outra no exterior, a "manipular o órgão sexual" do tio-avô, contou fonte policial. Ainda segundo a mesma fonte, a menina tinha noção de que a situação "era anormal" e estava incomodada com ela, mas sentia-se de tal forma intimidada que não conseguia denunciar os atos criminosos. E isso porque tinha a noção de que o idoso era a única fonte de rendimento da casa e ele chamava a atenção da família, com frequência, para essa situação.

Um dos abusos, que ocorreu fora de casa, foi presenciado por um vizinho que, chocado, acabou por contar o caso às autoridades. Confrontado com as acusações, o abusador não as negou, mas desvalorizou a situação, que apelidou de "pouco importante".

Segundo apurou o CM, naquela casa residem outras crianças, mas não há suspeitas de que tenham sido molestadas.

absuo sexual criança menina viseu pj
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)