Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
5

Tonelada de haxixe dá sete anos e meio de prisão

O tribunal de Peniche condenou esta sexta-feira a sete anos e seis meses de prisão um homem, julgado por um tribunal de júri que o considerou culpado do crime de tráfico de mais de uma tonelada de haxixe.
13 de Julho de 2012 às 15:42
haxixe, prisão, peniche, tráfico, droga, Albertus Jan Versteeg
haxixe, prisão, peniche, tráfico, droga, Albertus Jan Versteeg FOTO: Arquivo CM

O colectivo de juízes consideraram provados a maioria dos factos contantes da acusação em que o Ministério Público (MP) sustentava que o holandês faz parte de uma rede internacional de tráfico que integra outros cidadãos estrangeiros, e que a embarcação, de nome "Laura", foi usada no transporte da droga de Marrocos para Portugal.

Albertus Jan Versteeg, de 50 anos, foi preso a 2 de Junho de 2011, quando a GNR interceptou a embarcação, transportada por terra entre Portimão e Peniche, na qual foram encontrados, dissimulados no casco, 1300 quilos de haxixe.

Apesar de ter afirmado, durante o julgamento, desconhecer que a embarcação transportava haxixe e que pensava "tratar-se de tabaco", a justificação do holandês não convenceu o colectivo de juízes que o condenou, em co-autoria, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

O colectivo sustentou, durante a leitura do acórdão, que Albertus Jan Versteeg, "não é uma figura de topo", mas também não é "um simples correio [de droga] ", definindo-o como "um cargo médio" na rede de tráfico.

Machado Vilela, advogado do arguido, considerou, no final da audiência, a condenação "equilibrada relativamente aos factos considerados provados", mas discorda do acórdão, defendendo que o seu cliente não deveria ser condenado como "co-autor" mas apenas "como cúmplice", voltando a sustentar que o mesmo julgava tratar-se de "tabaco e não droga, ao contrário do que o tribunal considerou".

Machado Vilela admite recorrer da sentença. O tribunal condenou ainda Albertus Jan Versteeg ao pagamento das custas do processo no âmbito do qual o holandês foi julgado por um tribunal de júri, ou seja, com a presença de oito cidadãos (quatro efectivos e quatro suplentes) que participaram na condenação.

haxixe prisão peniche tráfico droga Albertus Jan Versteeg
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)