page view

Tradição ajuda a esquecer crise (COM VÍDEO)

No Senhor de Matosinhos a tradição ainda é a mesma e faz esquecer a crise económica. A sardinha continua a ser o ex-líbris daquela festa popular, pelo que as vendas não são afectadas. Os preços entre 1 euro e 1,20 euros não afastam os populares.<br/><br/>

02 de junho de 2011 às 00:30

A festa do Senhor de Matosinhos, que dura 24 dias e é uma das principais do Norte do País, só começou na sexta-feira, mas os comerciantes já fazem um balanço.

"O negócio está praticamente igual ao do ano passado. Nestes últimos anos nota-se que pedem em menor quantidade, e quando não comem tudo pedem para levar para casa", contou ao CM Maria Duarte, gerente do restaurante Duarte.

A Barraca, que se dedica à venda de sardinha, bacalhau e frango assado, marca presença na festa de Matosinhos desde 1972. "Tem tudo a ver com a qualidade da sardinha. Se é boa, compram, qualquer que seja o preço. A tradição desta festa é a sardinha. No ano passado vendemos cerca de 3500 quilos", adiantou a proprietária.

A opinião é partilhada por outros comerciantes. "A sardinha é o que vende mais. Temos mantido o preço há anos. Não podemos falar em picos de negócio, porque tudo depende de quando calha a festa. No ano passado, por esta altura, estava quase a acabar. Este ano quase fazemos aqui o São João", disse, divertida, Maria Alves, proprietária do restaurante Hernâni. Depois de acabar o Senhor de Matosinhos, a preocupação cresce entre os comerciantes, por causa da festa do São João.

"Costumamos fazer o São João em Braga, e tivemos no ano passado uma quebra de negócio de 40 por cento em relação ao ano anterior. Talvez por ser um distrito com muito desemprego. Já no ano passado, no Senhor de Matosinhos, não foi assim tão notório", referiu Maria Duarte.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8