Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Tradição volta ao comércio

Recuperando a tradição iniciada nos anos 50, quando, pelos santos populares, os mercados eram decorados a preceito para receberem os visitantes, a Marcha dos Mercados vai, extraconcurso, levar ao Pavilhão Atlântico, a 4 de Junho, e à Avenida da Liberdade, a 12, todo o odor e animação de um bom arraial.
24 de Maio de 2005 às 00:00
“O nosso objectivo é mostrar que os mercados estão vivos e contribuem, diariamente, para a animação da nossa cidade”, disse ao CM Luísa Carvalho, coordenadora da Marcha dos Mercados, que entre os marchantes conta com fornecedores, comerciantes e clientes.
“São, todos eles, a razão de ser dos 30 mercados de Lisboa que, como diz a letra da marcha, ‘Antigos ou modernos/Estão aí de pedra e cal/Se os mercados acabassem/Estava tudo muito mal’. E nós não queremos que isso aconteça”, sublinhou a responsável do grupo Luísa Carvalho.
Os marchantes-comerciantes, para comparecerem aos ensaios até sacrificaram alguns fins- -de-semana porque vão cantar: “Inda a noite começou/Já estão todos a acordar/Para abrir os mercados/Onde os preços baratos/São mesmo de aproveitar”.
"E VOU DESCER A AVENIDA"
“Vou concretizar um sonho e descer a Avenida. Mas tão importante como desfrutar desse prazer é aproveitar a oportunidade de mostrarmos que os mercados municipais existem, que estão vivos e que querem continuar a servir bem os seus clientes”, afirmou ao CM a marchante Maria José França, de 55 anos, comerciante no Mercado do Bairro Alto. O sonho alimentado, sobretudo, entre 1991/93, quando organizou e integrou a Marcha dos Mercados, integrada no evento ‘Corrida dos Ofícios’ vai realizar-se e é experiência a repetir. “Este ano apostamos sobretudo na promoção e para o ano, quem sabe, entraremos na competição”, disse Maria José França.
TEMA
O Arraial - Sardinha assada
CORES
Prateado, vermelho, verde e castanho
PADRINHOS
Aurora Portal e Jaime Brito
COMPOSITOR
Ruben Alves
LETRISTA
Eugénia Ávila Ramos
PORTA-ESTANDARTE
César Brito
MASCOTES
Tatiana Veloso e Tatiana Silva
COREOGRAFIA
Rui Pinto
COORDENAÇÃO
Luísa Carvalho
COLECTIVIDADE
Ass. Comerc. dos Mercados
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)