Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

Trafica criança para Portugal

Uma mulher de 46 anos foi detida esta semana no aeroporto de Kiev, na Ucrânia, quando se preparava para embarcar para Portugal com uma criança moldava de 13 anos. Tinha na sua posse uma autorização de residência italiana falsa, com que pretendia entrar no Espaço Shengen para chegar ao nosso país.

3 de Abril de 2009 às 00:30
Trafica criança para Portugal
Trafica criança para Portugal FOTO: Ilustração de Ricardo Cabral

De acordo com um comunicado do Ministério da Administração Interna da Moldávia, a detida, Valentina Mark, é suspeita de já ter retirado várias crianças do país. As autoridades moldavas, em operação conjunta com a polícia ucraniana, apanharam a mulher no aeroporto de Kiev, depois de esta ter estado vários dias alojada na capital da Ucrânia com o menor.

A detida alegou que ia levar o rapaz para junto de um familiar do menor a viver em Portugal, mas acabou por admitir que já tinha estado envolvida em casos relacionados com imigração ilegal, tendo respondido em vários processos na Moldávia.

Valentina vai, para já, ficar detida durante 30 dias, mas incorre numa pena de prisão de sete a doze anos. Desde o início do ano, a polícia moldava já detectou 26 casos de imigração ilegal, três deles com crianças.

Segundo o Relatório de Segurança Interna de 2008, foram sinalizadas em Portugal 138 vítimas de tráfico de pessoas durante o ano passado. A maioria é de mulheres.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)