Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Traficante travado a tiro

Um indivíduo de 37 anos foi detido em flagrante delito quanto transaccionava droga em Gondar, freguesia de Guimarães. O suspeito, na posse de 252 doses de cocaína e heroína, resistiu às forças policiais e tentou fugir na sua viatura, travada pela GNR de Lordelo com três tiros nos pneus.
13 de Janeiro de 2005 às 00:00
Conhecido por ‘Gingão’, o alegado traficante de droga terá sido vítima de “uma denúncia anónima”, que deu conta da existência de uma operação de venda de estupefacientes ao final da tarde de terça-feira, em Gondar, junto ao Bairro dos ‘Jagunços’.
Uma patrulha da GNR de Lordelo surpreendeu, no interior de um Renault Super5 o alegado traficante e três compradores de droga. Os toxicodependentes respeitaram a ordem de saída da viatura, mas ‘Gingão’ decidiu colocar-se em fuga no carro, tendo embatido antes na viatura que se encontrava na sua traseira.
A GNR – que mobilizou para o local 10 soldados – reagiu com o disparo de três tiros sobre os pneus traseiros, obrigando o fugitivo a imobilizar a viatura. No entanto, ‘Gingão’ não desistiu da fuga e saiu rapidamente do carro, empurrou um guarda e correu por uma rua de acesso a Pevidém. Acabou por ser traído pela queda de duas bolsas com droga e foi capturado quanto tentou recuperá-las, apesar de ter resistido violentamente.
DISTRIBUÍA DROGA PELO VALE DO AVE
A GNR apreendeu um total de 252 doses de cocaína e heroína, na operação de detenção de ‘Gingão’. Em duas bolsas, transportava 93 doses de cocaína e 77 de heroína. Na viatura escondia mais 41 doses de cocaína e 41 de heroína, usando embalagens de rolo fotográfico.
Residente na freguesia de Serzedelo, Guimarães, ‘Gingão’ é considerado como um dos principais vendedores de droga naquela zona do Vale do Ave, onde se integram as vilas de Moreira de Cónegos e Pevidém, Gondar, Serzedelo, Guardizela e Conde S. Martinho.
Apesar de ser apontado como beneficiário de rendimentos obtidos através do tráfico de estupefacientes, é habitual circular sempre em viaturas velhas e de fraco valor, como o Super Cinco ou outras marcas como Fiat Uno e Ford Fiesta. Além do carro e do total de 252 doses de cocaína e heroína, a GNR de Lordelo apreendeu um anel e um fio em ouro, que ‘Gingão’ reconheceu ter adquirido no âmbito da transacção de estupefacientes.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)