Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
6

TRANSPORTES COM AUTORIDADE DURANTE 2004

O secretário de Estado dos Transportes, Francisco Seabra, anunciou ontem que a Autoridade Metropolitana dos Transportes vai estar a funcionar em 2004 e criadas este ano as comissões instaladoras. Admitiu ainda a privatização de "determinados segmentos" da CP com vista a estimular a participação dos privados na exploração do sistema ferroviário.
30 de Julho de 2003 às 00:00
O comboio na Ponte 25 de Abril comemorou quatro anos
O comboio na Ponte 25 de Abril comemorou quatro anos FOTO: Manuel Moreira
O governante falava ontem na cerimónia comemorativa do 4.º aniversário do início da exploração do Eixo Ferroviário Norte/Sul, mais conhecido como o comboio na ponte 25 de Abril, e depois de visitar a exposição de autocarros históricos do Grupo Barraqueiro e ouvir uma breve exposição sobre a futura rede do Metro da Margem Sul, que ligará a Universidade da Caparica, Cacilhas e Corroios.
Questionado sobre a privatização do sector dos transportes, Francisco Seabra diz que "neste momento está em estado bastante avançado de preparação uma operação própria, que pode ir no sentido da autonomização da exploração da CP, que pode ser encarado no futuro uma privatização de determinados segmentos dos seus serviços".
Por outro lado afirmou que as "empresas de transportes rodoviárias urbanos poderão entrar no mercado dos transportes" e que a "câmara de Lisboa pode vir a tomar conta da empresa Carris".
Reconhecendo que este é o serviço de transportes ferroviários que regista um crescente número de passageiros nos últimos anos, além do Metropolitano, uma situação que se "deve à qualidade dos serviços" prestados.
Essa qualidade foi transmitida ao CM por vários passageiros ouvidos no cais de embarque.
"Passei a utilizar o comboio da ponte logo que o serviço foi inaugurado", afirma Ana Fortes, 40 anos, assistente de consultório médico.
Vera Moreira, 23 anos, vendedora no Corte Inglés, também é uma entre os 20 mil condutores que deixa o carro num parque de estacionamento e usa o comboio. "É mais rápido e muito confortável.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)