Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
2

Trasfega de metanol continua hoje

A operação de trasfega das 25 toneladas de metanol, que verteram de um contentor para o porão de um navio de bandeira suíça, que se encontra atracado no Porto de Mar de Viana do Castelo, só começou ontem ao final da tarde e vai, tudo indica, estender-se por todo o dia de hoje.
13 de Dezembro de 2006 às 00:00
O capitão-de-fragata, Mendes dos Santos, comandante do Porto de Viana, disse ao Correio da Manhã que “a operação é delicada e, por isso, demorada”. Este responsável garante que está afastada qualquer hipótese de derrame e admite que o líquido será reciclado em Portugal.
Na trasfega, para recipientes próprios, estão envolvidos mais de 40 homens, metade dos quais bombeiros, Municipais e Voluntários, de Viana do Castelo e uma equipa especializada em matérias perigosas dos Voluntários de Vila da Feira.
O navio ‘SafMarine Le Man’ transporta seis contentores com metanol, mais de uma dezena com soda cáustica e madeira.
Para efectuar a trasfega do metanol, vertido para o porão por um contentor que furou, foi necessário descarregar toda a madeira e os restantes contentores, pelo que a retirada do metanol, efectivamente, só começou ao final do dia.
Hoje deve fazer-se a trasfega e proceder-se à lavagem do porão.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)