Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Três portugueses no séquito papal

Três portugueses da Cúria Romana integram o séquito papal de 29 clérigos na visita de Bento XVI a Portugal. Trata-se do cardeal-bispo D. José Saraiva Martins, do arcebispo D. Manuel Monteiro de Castro e do monsenhor António Ferreira da Costa.
30 de Abril de 2010 às 00:30
D. José Saraiva Martins
D. José Saraiva Martins FOTO: Secundino Cunha

O primeiro a ser convidado pelo Papa para a visita apostólica foi o cardeal D. José Saraiva Martins, ainda antes de Bento XVI dar a resposta oficial aos bispos portugueses e ao Presidente da República, Cavaco Silva.

"O Santo Padre convidou-me e eu aceitei com muito gosto. Tive a honra de acompanhar duas das três visitas que o Papa João Paulo II fez ao nosso país e é com muito orgulho que acompanho agora Bento XVI", disse ao CM o prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

Também o arcebispo D. Manuel Monteiro de Castro, secretário da Congregação para os Bispos, recebeu a "boa notícia" pela voz do próprio Papa.

"Sua Santidade disse-me que gostava que o acompanhasse nesta sua visita a Portugal e eu respondi-lhe que o faria com muita honra", revelou-nos o prelado português, que é também secretário do Colégio Cardinalício.

O séquito, que é composto por várias personalidades, como o secretário de Estado do Vaticano, D. Tarcisio Bertone, integra também um padre português: o monsenhor António Ferreira da Costa.

Natural de Vila do Conde, arquidiocese de Braga, o monsenhor Ferreira da Costa trabalha há vinte anos na primeira secção da Secretaria de Estado do Vaticano, onde é o primeiro responsável de Língua Portuguesa. Nessa condição, estará sempre muito próximo do Papa, funcionando como tradutor.

Já em Portugal, integrarão o séquito o patriarca de Lisboa, D. José Policarpo; o presidente da Conferência Episcopal D. Jorge Ortiga e D. Carlos Azevedo, coordenador da visita.

APONTAMENTOS

10 500 JOVENS NA MISSA 

Já estão inscritos mais de10 500 crianças e jovens para participarem nas iniciativas da Pastoral Juvenil para a visita do Papa a Lisboa. Entre elas, a missa no Terreiro do Paço, dia 11.

EDIÇÃO ESPECIAL 

As 27 misericórdias da diocese do Porto estão a ultimar uma versão em português do livro ‘Léxico da Família’ e vão oferecer a obra ao Papa.

PEREGRINAÇÃO

Este fim-de-semana são esperados no Santuário de Fátima 2500 jovens para a peregrinação ‘Uma directa com Maria’.

 

ESTACIONAR POR 1,5 EUROS

A Câmara de Lisboa está a negociar com os operadores de transportes e empresas de estacionamento preços mais baixos para quem usar transportes públicos nos dias da visita do Papa a Lisboa, a 11 e 12 de Maio. As negociações decorrem com o Centro Comercial Colombo e o Sport Lisboa e Benfica para que seja possível pagar 1,5 euros/dia para deixar o carro e usar a Carris ou o Metro por 3,5 euros.

PERFIL

D. José Saraiva Martins é o mais importante dos dez portugueses que trabalham na Cúria Romana. Foi o único, até hoje, a chegar a reitor de uma universidade pontifícia, a prefeito de uma congregação e à dignidade de cardeal em Roma. Foi também o único a ser elevado a cardeal-bispo (só há sete no Mundo)

Monsenhor António Ferreira da Costa tem 56 anos, foi ordenado padre em Braga há 32 anos e é o português que há mais tempo trabalha na Cúria Romana. Doutorado em Teologia pela Universidade Gregoriana, foi colocado na primeira secção da Secretaria de Estado do Vaticano em 1990.

D. Manuel Monteiro de Castro é natural de Guimarães, tem 71 anos e é hoje o clérigo português com as mais importantes funções executivas na Cúria de Roma. É, desde há um ano, secretário da Congregação para os Bispos e, desde há seis meses, secretário do Colégio Cardinalício. Será cardeal em breve.

 

NOTAS

REUNIÃO: PAPA E VAKIL

O presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, Adbool Vakil, manifesta-se contente por estar presente no encontro que Bento XVI terá com o mundo da cultura, a 12 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

500: voluntários da Cruz Vermelha prestam apoio, a partir de amanhã, em 28 locais, aos peregrinos que vão a pé para Fátima.

MEMÓRIA: OFERTA

Henrique Cardoso, a criança de sete anos que em 1982 ofereceu um quadro de Guilherme Camarinha ao Papa João Paulo II, no Porto, é hoje investigador na área da inteligência artificial e guarda uma vaga memória do episódio.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)