Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Três regiões com níveis muito altos de radiação ultravioleta

Três regiões do País apresentam esta quinta-feira um nível de radiação ultravioleta (UV) muito alto e quatro registam um nível alto, de acordo com dados do Instituto de Meteorologia.
26 de Maio de 2011 às 10:51

Os valores mais altos vão ser atingidos em Viana do Castelo, Santa Cruz e Funchal, enquanto os altos em Angra do Heroísmo, Ponta Delgada, de Coimbra e Bragança.  
 
De acordo com o Instituto de Meteorologia, a incidência de radiação será maior sensivelmente entre as 11h00 e as 17h00.  

No caso de índice muito alto, o Instituto de Meteorologia aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, protector solar e guarda-sol bem como evitar a exposição das crianças ao Sol.  

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponibilizada pelo Instituto de Meteorologia.  

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao 11. 

O Instituto de Meteorologia prevê para hoje na região Norte céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade durante a tarde com condições favoráveis  à ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões do Interior.

Para as regiões do Centro e Sul aguarda-se períodos de céu muito nublado. Esperam-se  também aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada em especial  durante a tarde.  

Lisboa e Porto vão alcançar hoje os 26 graus Celsius e Faro os 25.

ultravioleta óculos sol chapéu meteorologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)