Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Tribunal adia entrega de Esmeralda

O Tribunal de Torres Novas decidiu, esta segunda-feira, adiar por um período de 90 dias a entrega de Esmeralda Porto ao pai biológico, Baltazar Nunes.
21 de Abril de 2008 às 12:09
Tribunal adia entrega de Esmeralda
Tribunal adia entrega de Esmeralda FOTO: Ricardo Almeida

De acordo com ordem judicial, a menina de seis anos, que está à guarda de Luís Gomes e Adelina Lagarto desde os três meses, deveria ter sido entregue ao pai biológico no passado fim-de-semana, o que não aconteceu.

No despacho divulgado hoje, a juíza que dirige o processo, Sílvia Pires, decidiu ainda que sejam intensificados os contactos semanais com os pais para facilitar a integração da criança.          

'Neste momento não estão reunidas as condições que permitam esperar  que a integração da menor no seio da família paterna ocorrerá sem custos demasiado elevados para a saúde e equilíbrio psíquico da menor', justificou a juíza.

Com base na decisão tomada hoje, durante as próximas duas semanas, o casal que tem a guarda da menor,  Adelina Lagarto e Luís Gomes, vai continuar a levar Esmeralda uma vez por semana a casa do pai biológico, Baltazar Nunes.         

Findo este prazo, caberá aos pais ir buscar a menina uma vez por semana ao infantário de Torres Novas e entregá-la depois de jantar, podendo ainda passar os sábados com a criança, em semanas alternadas.

Para que estes contactos obtenham o sucesso desejado, o tribunal considera ser necessário um maior empenhamento dos intervenientes, aguardando “com expectativa que o casal concretize em actos as suas intenções, como já o fizeram na visita de 11 de Abril, que decorreu num ambiente securizante e gratificante para  a menor'.

O tribunal decidiu ainda substituir os médicos do Centro Hospitalar de Coimbra, que têm vindo a acompanhar o caso da menor, por uma equipa de pedo-psiquiatras do Hospital de Santarém, aos quais caberá indicar um novo regime de encontros com a  "máxima urgência". Esta alteração foi justificada pela juíza com o facto de os médicos de Coimbra já terem manifestado não ter "condições para tratar a menor".

    

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)