Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Tribunal avalia familiares

O Tribunal de Família e Menores de Coimbra prosseguiu ontem a audição, à porta fechada, das testemunhas no debate judicial em que está a ser decidida a atribuição da guarda de Fátima L., a bebé de Moselos, concelho de Viseu, que foi vítima de maus tratos e abusos sexuais por parte dos pais.
20 de Julho de 2006 às 00:00
A segunda sessão começou com o depoimento da segunda das duas técnicas da Segurança Social de Viseu. Ambas subscreveram o relatório social que consta do processo. Os testemunhos incidiram sobre os factos descritos no relatório e a avaliação com vista à compreensão do contexto familiar em que a Fátima L. estava inserida.
O presidente da Junta de Freguesia de Campo prestou depoimento sobre o comportamento social do agregado familiar. A psicóloga e a técnica de serviço social da instituição onde Fátima L. se encontra explicaram o comportamento psico-pedagógico que lhe tem sido prestado e o nível de desenvolvimento da criança. As funcionárias da instituição que acolheu Fátima L., após ter tido alta do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), referiram-se aos cuidados médicos de que a bebé necessita e às visitas regulares que têm sido feitas pelos avós maternos.
A enfermeira-chefe do Serviço de Medicina do HPC falou sobre o período de internamento e o acompanhamento familiar que recebeu. A última testemunha, apresentada pela mãe de Fátima L., da qual é tia-avó, depôs sobre o contexto familiar dos pais da criança.
TERCEIRA SESSÃO
AVÓS
A terceira sessão do debate judicial começa hoje, às 09h00, tendo sido indicadas oito testemunhas para serem ouvidas. Neste lote incluem-se os avós maternos de Fátima L. Existe, no entanto, a possibilidade do Tribunal prescindir dos depoimentos de duas testemunhas.
PAIS
Presentes no primeiro dia, os pais de Fátima L. voltam hoje ao Tribunal para serem ouvidos. A presença de Cátia S. e Sérgio A., detidos em Castelo Branco e São Pedro do Sul, pode não ser pacífica atendendo à revolta popular registada logo no início do debate judicial.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)