Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
3

Tribunal de júri julga mulher acusada de tráfico de droga

Uma mulher de 47 anos, acusada pelo Ministério Público (MP) de um crime de tráfico de droga, na forma consumada, vai ser julgada por um tribunal de júri, em Vila Franca de Xira.
20 de Maio de 2012 às 16:36

Os quatro jurados efectivos, e os quatro suplentes, foram seleccionados a partir dos cadernos eleitorais do concelho de Vila Franca de Xira. O julgamento com tribunal de júri foi pedido pelo MP e terá início na terça-feira, pelas 09h45, no Tribunal da Comarca.

A acusação, a que a agência Lusa teve acesso, remonta a 2007 e incluía mais seis arguidos, todos com laços familiares.

Na ocasião, como se desconhecia o paradeiro da mulher, e para não atrasar o início do julgamento, o colectivo de juízes decidiu separar o processo e julgou os restantes seis acusados pelo mesmo tipo de ilícito.

Posteriormente, a mulher, que está acusada, em co-autoria material, de um crime de tráfico de estupefacientes, foi localizada e vai agora a julgamento. Encontra-se sujeita à medida de coacção de Termo de Identidade e Residência (TIR).

Segundo o MP, a partir dos finais de 2002 os arguidos passaram a dedicar-se à venda diária de heroína, cocaína e haxixe, de forma continuada, recebendo, como forma de pagamento, dinheiro ou objectos, nomeadamente ouro.

Todos os envolvidos tinham ligações familiares e desenvolviam a actividade criminosa junto a um conjunto de barracas em que viviam, na freguesia do Sobralinho, concelho de Vila Franca de Xira.

Ao referido acampamento deslocavam-se, diariamente, inúmeros indivíduos ligados ao consumo de estupefacientes, sustenta a acusação.

De acordo com o MP, a arguida usava várias crianças, com idades inferiores a 16 anos, residentes no acampamento, para entregar as embalagens de droga aos compradores que ali se dirigiam.

vila franca de xira mp tir droga tráfico
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)