Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
1

Tribunal de Valongo reconstitui o crime

O juiz do Tribunal de Valongo esteve ontem à tarde na Serra de Valongo, com investigadores da PJ e dois dos suspeitos do homicídio do jovem de 23 anos encontrado num poço, que deram algumas informações para a reconstituição da última fase do crime, ou seja, o abandono do cadáver.
17 de Março de 2007 às 00:00
O jovem Tiago, que ontem foi a enterrar foi visto pela última vez a entrar para a carrinha Mercedes de Andreia Fernandes, sua amiga de infância, que há alguns meses o contactou para colaborar no braqueamento de dinheiros, permitindo que a sua conta bancária fosse usada para depositar cheques provenientes de actividades criminosas, de assaltos à mão armada a extorsões, e que alguns dias depois devolvia ao bando através de cheques pessoais. Terão sido movimentados por aquela conta cerca de 25 mil euros.
Tiago foi filmado a efectuar os movimentos de conta na Caixa Geral de Depósitos da Avenida dos Aliados, sendo que nas imagens aparece quase sempre com Andreia.
Os membros do gang, quatro homens e uma mulher, ligados também à actividade de ‘segurança privada’ já tinham feito depoimentos na PJ em dias anteriores às detenções, precipitadas pelo aparecimento do corpo .
Valongo era a localidade donde foram feitos os últimos telefonemas de Tiago, cujos dois telemóveis foram desliga-dos às 21 horas do dia 23. Todavia, pelas 18h35n ainda enviou uma mensagem a uma ex-namorada.
Ao início da noite de ontem, o juiz ainda não tinha despachado as medidas de coacção, uma vez que a reconstituição ocupou grande parte da tarde.
ASSASSINADO POR MENOS DE 2500 EUROS
Terá sido a falta de provisão de um cheque num montante um pouco inferior a 2 500 euros que levou o bando a matar o jovem Tiago Filipe Brazão, a cuja conta bancária recorriam para branquear os cheques provenientes de acções criminosas, nomeadamente de extorsão.
A colaboração da vítima com o grupo resumia-se a esse papel. O jovem, de 23 anos, desempregado, não tem antecedentes criminais e terá sido recrutado para colaborar com o grupo pela rapariga detida, Andreia, que conhecia desde infância e que o contactou há alguns meses com a proposta de obtenção de dinheiro ‘fácil’.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)