Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
9

Trinta e seis na Urgência com sinais de overdose

Desde sexta-feira, dia 17, segundo dia do Freedom Festival, já deram entrada no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, 36 pessoas com sinais de consumo excessivo de drogas. Uma mulher acabou mesmo por morrer.
21 de Agosto de 2007 às 00:00
O festival internacional de música electrónica ficou marcado pelo elevado número de overdoses
O festival internacional de música electrónica ficou marcado pelo elevado número de overdoses FOTO: Arquivo CM
Em comunicado divulgado na tarde de ontem, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, constituída pelos Hospitais de Portalegre e Elvas, deu conta do número de pessoas assistidas provenientes do evento de música electrónica, que decorre na Herdade do Monte da Chaminé, no concelho de Elvas.
“Entre o dia 17 e hoje [ontem], dia 20, até às 12h00, deram entrada no Serviço de Urgência do Hospital de Elvas 36 utentes fora da área de atracção deste Hospital, sendo que 32 tiveram alta e quatro foram transferidos para outras unidades”, cita o comunicado.
Tal como o CM noticiou, um dos casos de alegada overdose foi mesmo fatal. A vítima, Rabina Ofra, uma mulher de nacionalidade israelita de 32 anos, deu entrada pelas 17h40 de sexta-feira no Hospital de Portalegre, tendo vindo a falecer às 20h18 do mesmo dia.
“O corpo da falecida está na morgue do mesmo Hospital, aguardando a competente decisão do Ministério Público”, acrescenta o mesmo comunicado.
OPERAÇÃO
O Grupo Territorial de Portalegre da GNR tem vindo a desenvolver uma operação no âmbito do Freedom Festival e da suspeição relacionada com as drogas que podem ter circulado pelo recinto.
“O balanço da operação só será feito amanhã [hoje], mas os números já são bastante significativos”, disse ao CM o tenente-coronel José Manuel Grisante, comandante do Grupo Territorial de Portalegre da GNR.
A mesma fonte adianta ainda que foram detectados na operação vários tipos de drogas, desde o haxixe ao ecstasy, e que a faixa etária mais significativa dos que as tinham em sua posse se situa entre os 20 e os 30 anos.
O Freedom Festival terminou ontem ao final da manhã. A organização, no início do certame, previa a comparência de cerca de dez mil pessoas.
"DAMOS A INFORMAÇÃO NECESSÁRIA"
A organização do Freedom Festival, que decorreu entre 16 e 20 de Agosto, diz-se “perturbada” com os acontecimentos reportados pelas unidades de saúde e forças policiais. “Criámos as condições necessárias para que tudo corresse sem incidentes. Distribuímos informação de todo o género a quem veio ao festival, mas não podemos ser responsáveis pelos actos individuais de cada um”, disse ao CM fonte das relações públicas do festival desenvolvido pela Cristal Matrix, empresa nacional, e pela Hommega Productions, empresa israelita. “Criámos um conceito internacional, um festival de música electrónica, baseado no voluntariado, não é de todo nossa intenção que o evento fique marcado por este tipo de ocorrências negativas”, acrescenta a fonte oficial. O Freedom Festival realiza-se de dois em dois anos e a organização diz já estar a pensar no próximo certame, previsto para 2009. “Gostamos do local, gostaríamos de poder voltar a fazê-lo no mesmo sítio”, sublinha.
PROTESTO AMBIENTALISTA MUDA LOCAL
A primeira edição do Freedom Festival, em 2005, aconteceu junto à barragem do Caia, perto de Campo Maior. Na altura soaram diversos protestos de associações ambientalistas no que respeitava à influência dos festivaleiros no habitat de algumas espécies e no estado em que o recinto ficou depois do seu término. Para este ano, e para pôr fim às polémicas, segundo a organização, a localização foi alterada para a Herdade do Monte da Chaminé, em Vila Fernando, concelho de Elvas, e o evento passou a ter uma componente de conservação e protecção da natureza com a actividade Event Greening.
PORMENORES
TRANCE
O trance é o estilo de música mais rodado neste tipo de festivais. É dominante nas festas que se prolongam noite fora e que só terminam muito depois do nascer do sol.
DROGAS
O ecstasy é a droga mais associada às festas de longa duração, mas as consequências são bastante nefastas, principalmente a nível neurológico e cardíaco, sobretudo se misturado com álcool.
'AFTER FREEDOM'
O pós-festival está marcado para os dias 24 e 25 na Herdade Calha do Grou, em Almeirim, com mais dois dias dedicados à música electrónica. Os provenientes do Freedom Festival têm desconto na entrada.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)