Barra Cofina

Correio da Manhã

Portugal
7

Turistas roubados no Brasil

Seis turistas portugueses – que acabavam de desembarcar no aeroporto brasileiro de Guararapes, Recife – foram sequestrados e assaltos na noite de sexta-feira. O grupo de assaltantes, segundo a imprensa brasileira, levou-lhes todos os bens pessoais.
5 de Março de 2007 às 00:00
Porto de Galinhas, no Recife, é um dos destinos mais procurados por turistas
Porto de Galinhas, no Recife, é um dos destinos mais procurados por turistas FOTO: Teresa Maia, Diário Pernambuco
As férias dos turistas portugueses, que partiram de Lisboa, começaram da pior forma. Pouco passava das 21h30 quando, depois de uma viagem de várias horas, o grupo de portugueses chegou ao Aeroporto Internacional do Recife Guararapes/Gilberto Freyre.
De bagagem nas mãos, os turistas apanharam um mini-bus rumo ao hotel na praia de Porto de Galinhas (município de Ipojuca), no litoral sul de Pernambuco – um dos destinos de férias mais procurado por turistas.
De acordo com a imprensa local, na estrada BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, a viatura em que seguiam foi interceptada por um grupo de seis homens munidos de revólveres e pistolas.
Os assaltantes obrigaram o motorista da viatura onde seguiam os portugueses a dirigir-se para uma zona de mato ali próxima.
Longe de olhares de possíveis testemunhas, o grupo de assaltantes levou todos os bens pessoais dos turistas e do guia que os acompanhava. Terá levado dinheiro e objectos de valor. Depois fugiram para parte incerta e ao início da noite de ontem ainda não tinham sido capturados.
Mal refeitos do susto, os portugueses conseguiram alertar a Polícia Militar local – que escoltou o grupo até ao hotel em que tinham reserva, em Porto de Galinhas: quatro dos portugueses no Dorisol e dois no Enotel.
Ainda em Janeiro, um grupo de turistas alemães foi assaltado, na zona de Pernambuco, por assaltantes que se fizeram passar por polícias para interceptar a carrinha em que seguiam.
PRINCIPAL DESTINO É RECIFE
Mais de 350 mil portugueses escolheram o Brasil como destino turístico em 2006. A região mais procurada foi o Recife, seguindo-se Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro.
Portugal ocupa a terceira posição entre os principais emissores de turistas estrangeiros para o Brasil. A maioria dos portugueses que visita este país tem entre 28 e 45 anos. O tipo de turista varia de acordo com a época do ano: Os grupos de finalistas preferem os meses de Março, Abril e Maio e as famílias optam pelo Verão.
Durante o resto do ano, o Brasil é visitado por idosos, pessoas sem filhos na escola ou turistas com incentivos de empresas. Os maiores picos de turistas registam-se nas épocas festivas.
O que motiva os portugueses a visitar o Brasil é o sol, a praia, a diversidade cultural e a língua comum.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)